Alckmin lança projeto para recuperar pastagens degradadas do Estado de SP

Integra São Paulo tem como objetivo incentivar boas práticas agropecuárias, sem perda de produtividade do setor mais importante da economia paulista

sex, 01/03/2013 - 20h32 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta sexta-feira, 01, em Dracena, o “Projeto Integra São Paulo: Lavoura, Pecuária, Floresta”, que pretende recuperar 312 mil hectares de pastagens degradadas no Estado em até 8 anos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Com investimento de R$ 11 milhões, o projeto pretende incentivar boas práticas agropecuárias, financiando o produtor rural por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.

Além disso, o Integra São Paulo também busca reduzir a emissão de gases do efeito estufa na agropecuária, aumentar a produtividade e produção de alimentos e incrementar renda e qualidade de vida no meio rural.

“Vamos financiar recuperação de pastagem, terraciamento, curva de nível, plantar mudas, corrigir solos. Serão 100 mil reais de financiamento, e quem tiver erosão, 10 mil reais, sem precisar pagar, então não é financiamento, é fundo perdido.  Nós vamos fazer o ressarcimento de até 10 mil reais por propriedade dos projetos aprovados pela Secretaria de Agricultura”, disse o governador.

A secretária de Agricultura do Estado, Mônika Bergamaschi, ressaltou a importância do projeto e também do agronegócio para a economia paulista. “O agronegócio, que é o maior setor da economia brasileira, é também o maior setor da economia paulista. A economia paulista é responsável por 24% de todas as nossas exportações brasileiras. Daqui sai fruta, suco de laranja, carne e café.”

Por fim, a secretária destacou a situação das pastagens do Estado e lembrou do compromisso firmado pelo governador com a produção sustentável de alimentos em São Paulo. “A estimativa que temos é que 20% das nossas pastagens estejam em nível adequado. 60% já apresentam alguns casos de degradação e 20% já estão em estágio bastante avançado de degradação. No ano passado, na Rio +20, o governador assumiu um compromisso de recuperar 20% das nossas áreas de pastagem. Palavra empenhada, palavra cumprida”.

Início das aulas da Unesp de Dracena

Alckmin também lembrou do início das aulas da nova Faculdade de Engenharia Agronômica da Unesp de Dracena na próxima segunda-feira, o que vai possibilitar a formação de mais profissionais para trabalhar na área agropecuária na região.

Do Portal do Governo do Estado