Alckmin participa do 53° Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento

Governador falou da importância de se pensar em novos caminhos para a gestão pública

qui, 28/02/2013 - 11h51 | Do Portal do Governo



Secretários estaduais do planejamento estão reunidos em São Paulo para o 53º Fórum Nacional Conseplan (Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento). O governador Geraldo Alckmin participou do evento nesta quinta, 28, e destacou a necessidade de se pensar em novos caminhos do ponto de vista de gestão. “São grandes desafios no sentido de inovar, buscar novos modelos de trabalho, novas parcerias”, disse.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O evento começou na quarta, 27, com o Seminário Técnico de Parcerias Público-Privadas, e termina nesta sexta, 1º, com discussões sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). A secretária adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cibele Franzece, citou como um dos temas em debate no Fórum desta quinta a importância da cooperação e discussão entre os estados em temas de planejamento.

Ao defender novas perspectivas de gestão, o governador citou os exemplos das OS (Organizações Sociais), concessões e das PPPs (Parcerias Público-Privadas). O Estado de São Paulo começou a trabalhar com as OS em 1995 e os exemplos mais expressivos estão nas áreas da saúde e cultura.

O primeiro modelo de concessão data de 1997, com as rodovias. Já a primeira PPP foi a Linha-4 do Metrô (Amarela), e agora está sendo lançada a Linha-6, já no novo modelo, totalmente integral, desde a desapropriação até o final da obra. Alckmin destacou que o papel do planejamento é “muito importante e desafiador”.

Do Portal do Governo do Estado