Em Guaratinguetá, Alckmin assina convênio para combate às drogas e reinserção social de ex-dependentes químicos

O recurso será destinado a campanhas educativas no combate às drogas e a programas de reinserção social de ex-dependentes

dom, 17/02/2013 - 15h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou neste domingo, 17, convênio no valor de R$ 1 milhão com a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. O recurso será destinado a campanhas educativas no combate às drogas e a programas de reinserção social de ex-dependentes, especialmente mulheres grávidas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A Fazenda Esperança, fundada em Guaratinguetá, é referência no acolhimento e recuperação de usuários de várias idades com dependência química ou de álcool. “É a boa semente que Guaratinguetá frutificou, porque no Brasil são 62 fazendas e no mundo inteiro são 90 realizando este trabalho bonito, de amor e acolhimento às pessoas”, disse o Governador sobre o projeto.

Ao chegar, Geraldo Alckmin e a primeira dama do Estado, Lu Alckmin, visitaram a Casa Sol Nascente, projeto da Fazenda Esperança que trata pessoas com HIV, e em seguida a Casa Mãe Esperança, destinada a mulheres dependentes. A primeira dama se emocionou ao conhecer e conversar com as mulheres que ali estavam: “Fiquei emocionada e até chorei, mas foi de alegria. De ver seres humanos tão bons que amam tanto vocês e com certeza sempre irão ajuda-las”.

Logo depois, os dois, acompanhados do Secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Rodrigo Garcia, participaram da celebração da missa local, para em seguida assinar o convênio. O Secretário ressaltou a importância da parceria na área social. “Esse convênio é para a instituição desenvolver programas importantes na área de reinserção social, mas principalmente programas preventivos ao uso de drogas”, disse. 

Após a missa, Alckmin inaugurou o Centro Esportivo da Fazenda, construído com recursos de R$ 2,1 milhões do Governo do Estado. O espaço, de 2,5 mil m², conta com piscina semiolímpica, saunas, academia, refeitório, vestiários e quadra poliesportiva. “O esporte também é muito importante para a recuperação. São mais de 300 jovens dependentes químicos entre rapazes e moças aqui se recuperando com 80% de sucesso. Eles se preparam 1 ano para voltar para a sociedade”, disse o Governador.

Antes de se despedir, Alckmin frisou a importância do trabalho e falou sobre a ampliação da parceria. “Queremos ampliar este serviço e vamos fazer um convenio com a obra social Nossa Senhora da Glória. Para a gente poder fazer um trabalho grande em São Paulo na antiga Cracolândia, com abordagem e tratamento”, disse. “Contem conosco para somar esforços neste mutirão pela vida”. 

Durante a visita, Alckmin também anunciou a inauguração do Poupatempo local ainda este ano.

Fazenda Esperança

A Fazenda Esperança foi fundada em 1983 por Nelson Giovanelli com o apoio do Frei Hanz Stapel, que na época era pároco de Guaratinguetá. Hoje está presente em todos os estados brasileiros, além de outros 11 países. Em Guaratinguetá, a Fazenda Esperança acolhe 340 pessoas, entre homens e mulheres.

Do Portal do Governo do Estado