“Sou uma pessoa que ama a vida”. Simone Rocha, policial civil e medalhista paralímpica

Várias funções envolvem a vida de Simone. Ela é mãe, profissional, esposa e atleta. Conheça a história de uma mulher que ama a vida

ter, 05/03/2013 - 15h57 | Do Portal do Governo



Simone Camargo Rocha é agente de telecomunicações da Polícia Civil. E se orgulha em dizer que é “mãe, esposa, mulher e uma pessoa que ama a vida”. Entre várias responsabilidades no seu emprego, Simone cuida da recepção da comunicação via rádio na 5ª Delegacia Secional. 

– 
Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Para executar suas tarefas diárias, Simone tem instalado em seu computador um programa que faz a leitura da tela, fornecendo as informações por áudio,   isso porque a também atleta paralímpica nasceu com deficiência visual.

“Dos três aos 12 anos eu recuperei parcialmente a visão. Aos 12 anos. levei uma pancada no olho e perdi o resíduo que eu tinha conseguido, porque eu nunca tive a visão normal, eu tinha uma visão parcial, mas que ajudava bastante, aí eu perdi esse resíduo visual”, explica Simone – em detalhes – a sua história.

Conheça também a história de sucesso da professora estadual Beatriz, um exemplo para seus alunos

A escolha pela carreira policial começou a partir do exemplo de um amigo, também agente de telecomunicações e deficiente visual. “Eu falei, eu quero também”, comenta com entusiamo. Hoje são 10 policiais civis com deficiência que atuam como Simone na área de telecomunicações e, ao todo, 65 trabalham em diversas áreas. 

Amor pelo esporte

Além de ajudar na segurança pública do Estado, Simone é atleta paralímpica com oito títulos brasileiros, ouro nos Jogos Pan-Americanos e prata no Mundial. Ela atua nas modalidades atletismo e goalball (jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário).

Sobre a sua vida, Simone faz um balanço:”Me faz bem ser uma pessoa produtiva, ser uma pessoa útil, estar junto das pessoas que eu amo, me faz bem superar os meus desafios, estar em contato com a natureza, ir para a praia, ir para o campo. Me faz bem praticar o esporte que eu gosto, me faz bem perceber que no meu trabalho eu posso ajudar pessoas, eu acho que é muita coisa que me faz bem”. Assista ao vídeo e conheça esse exemplo de vida.

Do Portal do Governo do Estado