Cratod ganha unidade social para pré-atendimento

Dependentes químicos e familiares receberão orientação e encaminhamento mais rapidamente

qua, 13/02/2013 - 13h20 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira de cinzas, 13, foi inaugurada no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) uma área externa ao prédio destinada exclusivamente ao atendimento social a dependentes químicos e familiares. A nova unidade vai aprimorar a comunicação entre parentes, dependentes químicos e funcionários do Centro. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O espaço faz parte do Programa Estadual de Enfrentamento ao Crack. “Foi feito um local adequado, com funcionários da Secretaria do Desenvolvimento Social, da Saúde e da Justiça. Tem assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. A conversa é mais próxima, ali é o primeiro contato”, explica o governador Geraldo Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Familiares buscam ajuda no início do plantão especial no Cratod
Entenda o que é a internação compulsória para dependentes químicos

O objetivo é proporcionar agilidade na triagem, esclarecer dúvidas dos dependentes e familiares, e orientar na resolução dos problemas enfrentados. É solicitado um histórico do caso de dependência química no momento do preenchimento da ficha. Segundo o governador, somente neste Carnaval foram internados 47 dependentes químicos e, em muitos casos, de maneira voluntária.

“No Cratod passamos a ter 21 psiquiatras a mais e cinco clínicos gerais, são 26 médicos a mais no trabalho 24 horas do plantão”, comentou Alckmin. O governador de São Paulo ainda destacou que o crack é uma doença recente, que chegou ao Brasil em 1990 e “em 23 anos passou a ter um caráter epidêmico, muito recente, atingindo muitos jovens, de menor escolaridade, de menor poder aquisitivo e de famílias desestruturadas”.

Balanço

Desde o dia 21 de janeiro, o Cratod atendeu 6.093 ligações, realizou 1.203 atendimentos e internou 160 dependentes químicos. Das internações realizadas, 90% foram voluntariamente. As demais foram realizadas de forma involuntária, com o consentimento da família. Até o momento nenhuma internação compulsória foi realizada no Plantão Judiciário.

A maior parte dos pacientes internados (84%) é do sexo masculino. Além disso, 94% das internações foram de adultos, com idades entre 18 e 59 anos, e 5,5% foram de adolescentes.

Outros anúncios

Na ocasião, Geraldo Alckmin anunciou a ampliação de mais 185 leitos voltados para o tratamento da saúde mental no Estado.

Do Portal do Governo do Estado