Alckmin destaca ações em educação, habitação, segurança e infraestrutura

Assuntos foram abordados no programa de rádio "Conversa com o Governador"

ter, 05/02/2013 - 13h18 | Do Portal do Governo

Na última edição do programa de rádio “Conversa com o Governador”, Geraldo Alckmin falou sobre o início do ano letivo na Rede Estadual de Ensino. “Quero desejar um bom ano letivo a todos os nossos cinco milhões de alunos.” Alckmin lembrou que o Governo do Estado fez uma parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia para o Programa Alimentação Saudável, “que vai levar mais conscientização sobre as boas práticas alimentares entre os alunos”. O programa será inicialmente plantado em 128 unidades da capital e da Grande São Paulo. Haverá palestras, aulas, capacitação de professores, melhora na merenda, além de um trabalho individual com os estudantes. “Gradativamente, vamos estendendo o programa para as demais unidades da Rede Estadual.”

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Alckmin lembrou também o início da Operação Prevenção Máxima. “Nossas equipes do Corpo de Bombeiros estão fazendo vistorias com as prefeituras municipais nas casas noturnas – inicialmente, aquelas com mais de mil metros quadrados.” Na capital, que tem o maior número de casas noturnas do país, a fiscalização passa a ser feita conjuntamente entre o Corpo de Bombeiros, do Estado, e os fiscais da prefeitura. “A parceria permite maior eficiência e rapidez na fiscalização das casas.” Há ainda um reforço na fiscalização dos prédios públicos. “O Estado tem que dar o exemplo. Determinei aos nossos secretários uma ampla vistoria nos prédios públicos.”

Na área da segurança pública, Alckmin falou da inauguração do novo hangar para os helicópteros Águia da Polícia Militar em Sorocaba. “Lá já funcionava o helicóptero Águia, mas numa base alugada no hangar de uma empresa privada. Agora, temos uma base própria, um hangar próprio superequipado e com centro de treinamento para o Grupamento Águia da PM.”

Ainda na região de Sorocaba, o governador anunciou unidades habitacionais para a população de Sorocaba e Votorantim. “No caso de Sorocaba, somadas às 2.560 que começaram mês passado, teremos 5.856 apartamentos entregues ano que vem.” Em Votorantim, serão 123 unidades. “O Estado é o único do país que investe 1% do ICMS em habitação. ” A região recebeu também uma importante obra de transportes, a duplicação de trecho da rodovia Raposo Tavares em Capela do Alto e Araçoiaba da Serra, com quase 5 km de extensão. Até junho, a Raposo estará totalmente duplicada entre Sorocaba e Itapetininga.

Para finalizar, Alckmin falou da parceria do Governo com o Banco do Brasil para financiamento de projetos de infraestrutura no Estado. “Deveremos assinar R$ 4,7 bilhões de financiamento. Vamos direcionar para a área de transportes, recuperação de rodovias e, na Baixada Santista, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Também na área de macrodrenagem, saneamento e esgoto.”

Do Portal do Governo do Estado