Saúde do homem: prevenção auxilia no combate a doenças

Especialistas do Centro de Referência da Saúde do Homem listam alguns procedimentos que devem ser adotados

qui, 31/01/2013 - 19h12 | Do Portal do Governo

Se você é homem, fique atento aos conselhos de saúde dos especialistas do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, para evitar doenças graves.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

– Autoexame dos testículos deve ser mensal
Prática pode evitar o aparecimento de câncer de testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares.

– O exame físico da próstata (“toque”) passa a ser obrigatório após os 40 anos
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.

LEIA TAMBÉM
60% dos homens só vão ao médico com doença em estágio avançado

– Tabagismo é um grande vilão
A fumaça do cigarro contêm muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga.  Além disso, o cigarro “entope” os vasos sanguíneos e como consequência a circulação de sangue no pênis é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil.  

– Prevenção ajuda a viver mais e melhor
Não deixe de usar camisinha nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. Além disso, tenha um bom diálogo com sua parceira. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal.

Do Portal do Governo do Estado