Não descuide da alimentação neste Carnaval

Saiba como manter a forma e a saúde mesmo com a oferta de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas

dom, 03/02/2013 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Carnaval está chegando e, com ele, o aumento no consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. É bom não descuidar da alimentação mesmo diante das tentações, para manter a forma e a saúde. O alerta é da média e diretora-executiva do programa Meu Prato Saudável, Elizabete Almeida.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A primeira dica para evitar ganho de peso nesta época do ano é nunca chegar aos eventos de estômago vazio. “Quando estamos com fome não conseguimos escolher o que vamos comer, e simplesmente comemos o que tem disponível”, diz Elizabete. Fazer um lanche natural, com salada e patê de atum ou peito de peru com queijo magro, sacia a fome e ameniza as tentações.

Frituras devem ser evitadas, uma vez que são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol. Boas opções de petiscos podem ser palitinhos de vegetais (cenoura, erva-doce, pepino), bruschetas de tomate com manjericão, tremoço ou tomates cereja.

Pegar leve com a bebida é outra dica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o consumo de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para os homens e uma lata de cerveja ou uma taça de vinho para as mulheres. A sugestão da médica para diminuir o consumo e melhorar a hidratação é usar copos pequenos e sempre alternar um copo da bebida com um copo grande de água.

Do Portal do Governo do Estado