Estado anuncia criação de centro integrado para atletas paralímpicos

Com área total de 94 mil m², centro de referência contará com área esportiva, centro aquático, alojamento e centro de medicina

sex, 25/01/2013 - 16h20 | Do Portal do Governo

China, Ucrânia, Coréia e agora o Brasil vai contar com um Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paralímpico. O anúncio da criação do centro foi feito pelo governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta sexta-feira, 25, na presença da presidenta Dilma Rousseff e outras autoridades. 

São Paulo nasceu em torno de uma capela e de uma escola, e não há melhor maneira de comemorar o aniversário de São Paulo com outra escola, uma grande escola que é o Centro Paralímpico Brasileiro. Quero cumprimentar nosso “Time São Paulo”, nossos atletas, grande inspiração”, destacou o governador Geraldo Alckmin. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O centro com 94 mil m² de área total será instalado no Parque Fontes do Ipiranga, na capital paulista. Quarto do gênero existente no mundo, o espaço com capacidade de reunir 240 atletas em treinamento simultaneamente, será referência internacional em treinamento e avaliação dos paratletas.

“Esse Centro é a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Esse objetivo é nobre, que tem por trás de si esse grande desafio que o Brasil terá em 2016, e para ele nós precisamos garantir instalações que vão dar sustentação para que nos tenhamos, não somente dentro das quadras, mas fora delas , aquele desempenho que o Brasil quer ter”, comentou a presidenta Dilma Rousseff.

Para Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o projeto terá um grande impacto, não somente no esporte, mas também na saúde. “O projeto é inovador, reúne em um só parque condições de alojamento, laboratório avançado de avaliação da condição física e a certeza de poder fazer pequenas competições de caráter internacional”, complementou. 

Estrutura do Centro Integrado

Com sete ambientes, o centro vai oferecer uma área esportiva de treinamento indoor, composta por quadras de voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, goalball, tênis de mesa paralímpico, bocha, tatamis de judô, de halterofilismo e esgrima.

O espaço ainda contará com um centro aquático, piscina olímpica e semi-olímpica, academia para apoio, condicionamento físico, fitness e pista de treinamento. O segundo ambiente é a área esportiva de treinamento outdoor, que terá campo de futebol de sete, quadra oficial poliesportiva (para jogos de futebol de cinco), quadras de tênis e de tênis em cadeira de rodas. Já a área de apoio aos atletas e público, irá dispor de sanitários, vestiários para atletas, árbitros e familiares, além de sala de estar e repouso para os atletas.

O projeto também prevê área de alojamento, centro de medicina e ciência da atividade física, com consultórios para as diversas especialidades. Os demais ambientes serão o centro administrativo, com escritórios e salas de reuniões, além da área de apoio ao centro de treinamento, com lanchonetes e praças de integração dos ambientes.

Investimento do Governo de São Paulo 

Na primeira fase do projeto, o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria, investirá R$ 329 milhões em projetos, obras e cessão da área de 140 mil m². Em contrapartida, o governo federal, por meio do Ministério do Esporte, investirá R$ 110 milhões.

A previsão é que a primeira etapa do projeto, que inclui terraplanagem, fundação e estrutura, inicie o processo de licitação em maio de 2013. Já a segunda etapa, relacionada à arquitetura e às instalações, está prevista para iniciar licitação em novembro deste ano. A expectativa das entregas corram em 2014 e 2015.

O Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paralímpico é uma parceria da Secretaria do Direitos da Pessoa com Deficiência com o governo federal, por meio do Ministério do Esporte, com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Do Portal do Governo do Estado