SP vai firmar parceria para internação involuntária de dependentes químicos

Ação conjunta com Poder Judiciário, Ministério Público e OAB foi anunciada nesta quinta

qui, 03/01/2013 - 14h10 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 3, que a internação involuntária de dependentes químicos deve ser implantada nos próximos dias em São Paulo. A ação será realizada em parceria com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio da Comissão Antidrogas. Um plantão será criado no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) para atender casos emergenciais que necessitem de intervenções imediatas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Após receber o primeiro atendimento, o dependente químico será avaliado por médicos que vão oferecer o tratamento adequado. Caso o dependente não queira ser internado, o juiz poderá determinar a internação imediata (desde que os médicos atestem que a pessoa não tenha domínio sobre sua saúde e condição física).

LEIA TAMBÉM
SP ganha serviço especializado em grávidas dependentes químicas
Missão Belém ajuda a resgatar dependentes químicos 

“Estamos avançando; essa é uma tarefa permanente. Temos consciência do problema, que já melhorou muito. Estamos reduzindo o número [de dependentes nas ruas] e vamos continuar, de um lado com as equipes de abordagem e de outro a internação, agora com juiz, promotor e advogados para os casos mais graves”, disse o governador.

O secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, salientou que a parceria com a associação de ajuda humanitária Missão Belém tem auxiliado na melhora dos resultados. “A Missão Belém, durante o mês de dezembro, começou um trabalho de abordagem e convencimento para internação voluntaria das pessoas. Foram cerca de 300 pessoas que já aceitaram até agora e essa ação que o governador anuncia é mais um esforço que se soma aos demais”.

Operação Centro Legal

Desde janeiro de 2012, a Operação Centro Legal -, que reúne órgãos públicos estaduais e municipais de diversas áreas para ações coordenadas na região da Nova Luz – realizou mais de 150 mil abordagens sociais e de saúde, que resultaram na internação voluntária de 1.363 dependentes químicos e mais de 13 mil encaminhamentos para abrigos e albergues.

Do Portal do Governo do Estado