Alckmin inaugura novo Fórum na cidade de São José dos Campos

Além de 22 varas, o Fórum abrigará também uma sala da Ordem dos Advogados do Brasil e outra do Ministério Público Estadual

seg, 17/12/2012 - 19h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, 17, da inauguração do novo Fórum da Comarca, na cidade de São José dos Campos. O novo prédio tem uma área construída de 19.062,48 m² e é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria Estadual da Justiça e a Prefeitura de São José dos Campos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“São José dos Campos é uma cidade superlativa e recebe hoje um Fórum à sua altura. Serão instaladas aqui 22 varas, prevendo até 30 varas para o futuro. O prédio moderno, conta com toda a acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, declarou o governador.

O município tem 629.921 habitantes e atualmente, quase 150 mil processos correm na justiça local. Para tornar ainda mais rápido o julgamento destes processos, o espaço receberá 8 varas Cíveis, 5 Criminais, uma da Infância e da Juventude, 3 varas da Família e das Sucessões, 2 varas da Fazenda Pública, uma vara do Juizado Especial Cível, uma vara do Juizado Especial Criminal e uma vara do júri.

Alckmin ainda ressaltou, durante o evento, a importância do sistema judiciário para a democracia do Estado: “A promoção da justiça está na própria essência do Estado e o acesso à justiça é um fundamento da democracia”, disse.

A Comarca de São José dos Campos abrigará também uma sala da Ordem dos Advogados do Brasil e outra do Ministério Público Estadual. Ao todo, o judiciário de São José abriga 430 servidores e aproximadamente 4.400 pessoas circulam diariamente pelas dependências do prédio.

Do Portal do Governo do Estado