Governo anuncia ciclopassarela que ligará USP ao Parque Villa-Lobos

Empreendimento faz parte do plano de requalificação das marginais Tietê e Pinheiros, na capital

qui, 13/12/2012 - 13h34 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta, 13, o projeto da ciclopassarela que ligará a Universidade de São Paulo (USP) ao Parque Villa-Lobos, nas margens do rio Pinheiros, na capital. O empreendimento faz parte do Plano de Requalificação Urbana e Social das Marginais do Sistema Tietê-Pinheiros.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A execução do projeto será em parceria com o Banco Mundial. A instituição ajudará com consultores, especialistas e técnicos para o desenvolvimento dos estudos necessários à requalificação das marginais. “Um grande ganho para a cidade a inserção do paisagismo na malha urbana de São Paulo”, ressaltou o governador.

Com via de circulação para pedestres e ciclistas separadamente, a ciclopassarela sairá da Cidade Universitária, passará pela Raia Olímpica da USP, linha da CPTM, até chegar ao Parque Villa-Lobos. Terá 500 metros de extensão, de 12 a 14 metros de largura, dois mirantes e poderá receber até 30 mil pessoas por dia. O investimento é de R$ 80 milhões.

A estimativa é que a Assembleia Legislativa vote o projeto até março. “Votando, podemos lançar o edital e a partir do lançamento do edital estima-se que a obra leve 11 meses”, informou Alckmin. A previsão de inauguração é início de 2014. A próxima etapa do plano de requalificação das marginais é a confluência dos rios Tietê e Pinheiros na região do Cebolão. 

Muro da USP
Outra novidade divulgada pelo governador foi a derrubada do muro da raia olímpica da Universidade de São Paulo. Ao final da obra, o muro da USP cederá espaço para uma grade. ” A Cidade Universitária passa a ter uma grade com paisagismo para integrar a raia da USP e a universidade com todo seu verde à paisagem urbana da cidade”, afirmou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado