Alckmin discursa durante assinatura de decreto para setor sucroalcooleiro

Palácio dos Bandeirantes, 10 de outubro de 2012.

qua, 10/10/2012 - 16h16 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Saudar o nosso presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz. Secretários de Estado e da Fazenda, Andrea Calabi. De Energia, deputado José Aníbal. De Meio Ambiente, deputado Bruno Covas. Secretários adjuntos. Da Agricultura, o Alberto Macedo; do Emprego e Relações do Trabalho, o Aparecido Bruzarosco; Luís Roberto Pogetti, presidente do Conselho de Administração da Copersucar; Paulo Roberto de Souza, presidente executivo; Celso Junqueira, nosso prefeito de Sud Mennucci e conselheiro da Copersucar; Antônio Eduardo Tonielo, presidente da Copercana; Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo; empresários, executivos, lideranças, amigos e amigas.

Uma palavra breve, mas dizer da alegria de encontrar um setor. Poucos setores são tão importantes para o Estado e para a população. Portanto, sob o ponto de vista social, é muito emprego na cadeia produtiva; é importante sob o ponto de vista ambiental, uma energia limpa, portanto importante para a saúde da população. Importante sob o ponto de vista econômico. São Paulo é o maior produtor brasileiro e mundial de açúcar e álcool, agrega valor, melhora salário, importante na pauta de exportação, na balança comercial. E a gente fica muito feliz de trabalharmos juntos aí com o setor.

Na área tributária, aqui foi mencionada a nossa redução de ICMS. Nós temos o menor imposto do Brasil para o etanol, o álcool combustível, e beneficiando o consumidor final, reduzindo a carga tributária e estimulando uma energia limpa. Tiramos o ICMS para a aquisição de máquinas e equipamentos para retrofit, para estimular a geração de energia através de bagaço de cana, de biomassa; então retirando o ICMS para caldeira, geradores, automação, turbinas, enfim, esse é um outro setor, uma outra visão também importantíssima, que é na área de energia. Nós podemos ter mais uma Belo Monte, sem inundação, aqui dentro do estado, através dos estímulos à geração de energia.

Temos também uma boa parceria na área de capacitação dos trabalhadores, Centro Paula Souza, temos um curso inédito, presidente Barros Munhoz, do lado de Marília, lá em Pompéia, chama Tecnólogo em Mecânica de Agricultura de Precisão, tal hoje as máquinas são sofisticadas e os recursos são necessários. Tem o programa do etanol verde, que é a questão do zoneamento agroambiental, que é extremamente relevante. E também o Parque Tecnológico de Piracicaba, com todas as pesquisas e avanços na área de biotecnologia.

E ótimas notícias aí no ponto de vista ambiental, o problema da embalagem de bebida que é, hoje, uma questão mundial, a preocupação. Vamos ter um projeto pioneiro para exportar a resina para o mundo. E o Dr. Calabi, que é um grande economista, com mestrado e doutorado até no exterior, dava uma aula de química orgânica ali sobre o MEG, o Monoetilenoglicol. Que vai substituir o Nafta, que é petróleo, para o álcool, ou seja, o plástico verde. É importantíssimo do ponto de vista ambiental. E o parque tecnológico e as pesquisas todas na área de biomassa, biocombustíveis são extremamente relevantes.

Temos também todo o estudo, o centro de cana e as pesquisas, os avanços, a questão da logística e infraestrutura, aqui citado o alcoolduto, e os nossos investimentos na hidrovia. Nós vamos investir, junto com o governo federal, R$ 1,5 bilhão na hidrovia Tietê-Paraná, trazendo a hidrovia até Piracicaba, o distrito de Ártemis, lá em Piracicaba, reduzindo custos, melhorando toda a logística para não só o açúcar e álcool, mas também para outros setores importantes do Estado. E, hoje, aqui, há a possibilidade de utilização do crédito do ICMS.

Para termos uma dimensão, em 2011 foram 163 milhões de crédito de ICMS entre as usinas e a cooperativa centralizadora de vendas. Uma parte disso vai poder, agora com o decreto, ter uma utilização rápida e haver esse entendimento que vai melhorar a eficiência econômica, dar condições ainda de melhor competitividade para um setor tão importante do ponto de vista do emprego, ambiental, energia, economia, alimento, combustível, importante para todo o Estado e que está presente em quase 500 municípios paulistas.

Eu quero aqui agradecer ao Dr. Calabi, toda a equipe da Secretaria de Fazenda, aos nossos secretários, o Bruno, o Zé Aníbal. Cumprimentar aqui a Copersucar e todos os usineiros, o setor agrícola, industrial e de serviços, toda a cadeia produtiva envolvida. E dizer que são todos convidados para um café com açúcar paulista aqui. Muito obrigado.