Pais são essenciais para proteger filhos da obesidade

Levantamento da Secretaria da Saúde aponta que 40% das crianças obesas abandonam tratamento pela metade

qui, 11/10/2012 - 15h20 | Do Portal do Governo

Proteger a criança da obesidade é um cuidado que começa dentro de casa. Os pais são essenciais na vigilância dos hábitos alimentares dos filhos e muitas vezes precisam ser firmes, em nome da saúde da criança. No caso dos que já enfrentam sobrepeso, o papel dos pais é ainda mais importante. Segundo a Secretaria da Saúde, 40% das crianças obesas abandonam o tratamento pela metade.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A constatação veio de um levantamento realizado pela secretaria com crianças e adolescentes obesos acompanhados pelo Ambulatório de Nutrição do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital. De 51 crianças e adolescentes atendidas no ambulatório, 20 interromperam o tratamento antes do fim.

Os efeitos da suspensão também foram constatados pela pesquisa. Quarenta por cento das crianças obtiveram redução nos fatores de risco. Outras 40% mantiveram os fatores e 20% chegaram a ter um aumento nos fatores de risco. A obesidade infantil pode trazer complicações como alteração no perfil lipídico, na pressão arterial e na glicemia. Há um mês o Instituto Dante Pazzanese passou a contar com um ambulatório específico para o tratamento da obesidade infantil.

Do Portal do Governo do Estado