Alckmin fala sobre aprovação de Fatecs e Etecs entre alunos

No programa de rádio "Conversa com o Governador", ele também falou sobre investimentos em saúde e do Fundo Estadual do Idoso

ter, 02/10/2012 - 15h06 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin falou na última edição do programa de rádio “Conversa com o Governador” sobre o excelente índice de aprovação das Fatecs e Etecs pelos alunos. Segundo pesquisa Ibope, 98% dos estudantes das Fatecs aprovam os cursos. Nas Etecs, o índice é de 95%. “Essa pesquisa reflete o grande trabalho do Centro Paula Souza.” O governador lembrou que estão abertas as inscrições para o Vestibulinho das Etecs e que o período de inscrição para o Vestibular das Fatecs tem início em 9 de outubro.

Geraldo Alckmin contou que assinou decreto que cria a Fatec de São Roque. “Já começa a funcionar no primeiro semestre do ano que vem.” É a 56ª unidade da Fatec, que está presente em 51 municípios do Estado.

Ainda na área de ensino superior, o governador falou do Vestibular 2013 da Unesp. “Estamos oferecendo vagas em seis novos cursos de engenharia em cinco cidades.” Os municípios beneficiados são Araraquara, Dracena, Registro, São José dos Campos e São João da Boa Vista. “No total, o Vestibular da Unesp oferece 7.014 vagas”, afirmou.

O governador também falou sobre os investimentos na área da saúde. “Liberamos R$ 452,8 milhões para hospitais universitários. São 611 leitos públicos e gratuitos que vão ser criados em hospitais de alta complexidade.” Os recursos foram divididos entre o Hospital das Clínicas da capital, Hospital São Paulo – que é federal, mas recebeu ajuda do Estado -, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas de Botucatu, Hospital das Clínicas de Marília, Hospital de Base de São José do Rio Preto e Hospital Universitário de Taubaté. “A Santa Casa de São Paulo também foi beneficiada”, disse.

Alckmin afirmou que uma pesquisa da Fundação Seade mostra que houve aumento na expectativa de vida da população. “Os homens, que viviam em média 67 anos em 2000, agora vivem 71,5 anos”, afirmou. “São Paulo está 2,5 anos à frente da média brasileira”. Em relação às mulheres, a média passou de 76,5 para 78,5 anos. “São Paulo, de novo, um ano e meio a mais na expectativa de vida das mulheres, já chegando perto dos 80 anos.” De acordo com Alckmin, os números são fruto de fortes investimentos em diversas áreas, especialmente na de saúde.

O governador sancionou a lei que cria o Fundo Estadual do Idoso, que vai concentrar recursos do Estado, de outros níveis de governo e da iniciativa privada para implantar novas políticas públicas. “Vamos fazer 120 centros de convivência do idoso, seis hospitais de retaguarda, mais cinco Centro de Referência dos Idosos e criar cursos de cuidadores de idosos.”

Do Portal do Governo do Estado