Alckmin discursa na abertura do 8º Congresso Nacional dos Engenheiros

São Paulo, 24 de setembro de 2012.

seg, 24/09/2012 - 12h50 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Quero saudar o nosso presidente, engenheiro Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Sindicato dos Engenheiros do nosso estado; Ministro do Esporte, Aldo Rebelo; presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz; prefeito da nossa capital, engenheiro Gilberto Kassab; presidente da Câmara, o vereador José Police Neto; desembargador do Tribunal representando o Poder Judiciário, desembargador Willian Roberto de Campos; parlamentares aqui presentes; secretários do estado, secretários municipais, engenheiros e engenheiras; familiares de todo o Brasil que nos deram a alegria de vir a São Paulo; amigas e amigos.

Primeiro cumprimentar o presidente, o Murilo, ele foi muito feliz na escolha aqui da Sala São Paulo para abrir esse congresso, porque está sala é fruto da engenharia. Nós estamos numa estação de trem, Estação Júlio Prestes, e foi convertida numa das melhores salas de concerto do mundo, que é a Sala São Paulo, onde se apresentam músicos realmente renomados.

Aqui do lado passa o trem, e ninguém percebe, né? Aliás, passamos de 700 mil de passageiros/dia a 15 anos atrás para 2,7 milhões de passageiros/dia, e as integrações: trem e metrô, hoje, subterrâneo permitiram a cidade e o país ganhou uma sala como está. Então, é também uma homenagem a nossa engenharia está maravilhosa sala de concerto. Mas quero dar as boas vindas, trazer um grande abraço.

Eu aprendi muito com o Mario Covas que era engenheiro, tinha objetividade de um engenheiro e a grande sensibilidade do homem público. E o Mario Covas sempre dizia que a segurança que ele tinha muito do seu trabalho veio da engenharia, da sua formação, então todas as profissões contribuem para o desenvolvimento do nosso país. Mas eu diria que o centro de todas elas, seja na engenharia: agronômica, na computação, no pré-sal, na construção civil, na eletrônica, enfim, onde nós olharmos na nossa vida, nós vemos a presença do engenheiro como artífice do desenvolvimento.

Disse bem o Ministro Aldo Rebelo, quando falou que a democracia e o desenvolvimento precisam andar juntos, aliás, o Papa João Paulo II dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz. Porque não a paz verdadeira, onde não há emprego, onde não há oportunidade, onde as pessoas não podem se realizar através da sua vocação de servir. Em São Paulo, seja através do nosso orçamento próprio, seja através de PPP de Parcerias Público Privadas, nós estamos procurando fazer uma grande contribuição, inclusive um fato importante, Murilo, inovador em termos de engenharia que é o método construtivo do túnel de Santos – Guarujá. Uma obra inédita, em termos de modelo de construção que vai ligar de Santos a Guarujá por baixo do mar, do canal do Porto de Santos e passará pelo túnel pessoas a pé, bicicleta, motocicleta, carro, ônibus, caminhão e trem, porque o VLT o Veículo Leve sob Trilho, ele vai percorrer toda a região metropolitana.

Mas quero é dar as boas vindas, deixar um grande abraço e dizer que esse congresso vai trazer muitos furtos, além de nós podermos curtir a belíssimo conserto aqui da Sala São Paulo. Parabéns! Bom trabalho a todos!