Alckmin discursa durante inauguração de unidade do Programa Creche-Escola

São Paulo, 13 de setembro de 2012.

qui, 13/09/2012 - 16h55 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todos e a todas. Estimado prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; professora Célia Falótico, secretária municipal da Educação; Luiz Santoro, secretário municipal adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras; Fernando Padula, nosso chefe de gabinete; subprefeito de Itaim Paulista, João dos Santos Souza; de São Miguel, Luiz Massao Kita; Cidade Tiradentes, senhor Regis; Itaquera, Paulo Máximo; Ermelino Matarazzo, Antônio Sérgio; Guaianazes, Saint Clair, professora Eva Maria Tereza de França, dirigente regional de ensino; Isaías Pereira de Souza, diretor regional de educação; Maria Verônica da Silva, diretora do Centro Educação Infantil, aqui a CEI, CDHU, Itaim; Sônia Amaurelli, presidente da Associação Casa de Isabel, parceira aqui, nesse trabalho; inspetora Lírio; diretores regionais, educadores, amigas, amigos.

Dizer da alegria de vir aqui, ao Itaim para celebrarmos essa boa parceria com a Prefeitura de São Paulo, com o prefeito Gilberto Kassab, em benefício da nossa população. O governo do Estado, ele investia a partir do ensino fundamental, crianças a partir dos seis anos de idade. Nós temos uma rede grande de ensino fundamental, quase quatro milhões de alunos, depois o ensino médio, temos uma rede também grande, as ETECs e as FATECs. Aliás, o ensino médio, estamos fazendo integrado com as ETECs, para o aluno ficar dois períodos e poder sair com dois diplomas: diploma do ensino médio e diploma do técnico. Expandindo as universidades, trouxemos a USP aqui, para a região leste. A USP hoje, ela tem 12 faculdades, e o prefeito Kassab, que é engenheiro politécnico, a Poli, ela foi para Santos, a engenharia da Poli, o curso de petróleo e gás. Então foi para Baixada Santista. E estamos trabalhando para Poli vir aqui, pra USP leste, com engenharia de computação, toda parte de informática.

E pela primeira vez, estamos investindo no ensino infantil, que é do município, mas nós estamos procurando ajudá-los. Então criamos um programa chamado Creche-escola. Aliás, quem nos ajudou em todo esse trabalho foi o Fernando Padula, que é o chefe de gabinete do professor Herman. Então nós estamos fazendo convênio com as prefeituras de todo o estado de São Paulo. A gente passa o dinheiro e a Prefeitura entra com o terreno e faz a construção, e opera, que é o mais caro e o mais importante. Então aqui, com São Paulo, o ano passado assinamos um convênio de R$ 40 milhões, este ano mais R$ 40 milhões, e hoje estamos vendo aqui a primeira dessas creches do nosso convênio Creche-escola, entregues uma beleza. E já vi, ali atrás, a obra da EMEI, que a Prefeitura vai entregar daqui a alguns meses, também importante pras crianças de quatro e cinco anos de idade.

A Prefeitura está fazendo muito, acho que na área educacional, nós tivemos um avanço muito importante na qualidade da educação pública, aqui em São Paulo, que é muito bom. E o estado é parceiro, tudo que puder, pra gente poder avançar mais.

Queria agradecer ao prefeito Gilberto Kassab, professora Célia. Não é um trator, é uma Ferrari, não é? Tão rápida que ela é. Agradecer ao Padula, aos nossos secretários, todos. E trazer uma palavra. Eu sempre fico muito feliz, como avô, e de gêmeos, meu filho que mora no México teve agora, o ano passado, a esposa dele teve gêmeos, têm dois pequenininhos lá.

E há uma historieta árabe que diz, Kassab, de que perguntaram a uma mãe qual dos filhos ela mais amava, e ela respondeu: “O pequenino, até que cresça. O doente, até que sare. O ausente, até que volte.” O pequenino, até que cresça. Quanto menorzinho, mais cuidado precisa ter. Então uma tranquilidade pras mamães terem uma creche com essa qualidade. Saber que seu filho vai ser bem cuidado, bem atendido, ter essa segurança pra ela poder ter as suas demais atividades. E hoje, muitas mamães acabam postergando até a maternidade, vai empurrando pra frente porque não tem com quem deixar a criança. Então é muito importante esse trabalho, que é social e educacional, que a criança também já começa com o ensino infantil o seu processo de sociabilização. Eu deixo aqui um grande abraço aos nossos professores, às famílias, ao prefeito, a todos vocês. Parabéns.