Alckmin discursa na abertura do Seminário de Cooperação São Paulo-Portugal – Infraestrutura Urbana

Palácio dos Bandeirantes, 05 de setembro de 2012.

qua, 05/09/2012 - 15h19 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todas e a todos. Quero saudar o ministro de Estado dos Negócios Transgênicos de Portugal, Paulo Portas. Dizer da alegria de recebê-lo novamente aqui em São Paulo. Vice-governador, Guilherme Afif Domingos. Embaixador Francisco Ribeiro Telles. Cônsul geral, Paulo Lourenço. Nosso secretário de Transporte e Logística, Dr. Saulo de Castro Abreu Filho. Presidente da Agência Investe São Paulo, Luciano Almeida. Dr. Mario Bandeira, Presidente da CPTM. Dr. Pedro Reis, Presidente da Agência para Investimento e Comércio Externo de Portugal. Empresários, amigas, amigos.

Hoje acho que inicia-se aqui o ano de Portugal no Brasil. E iniciamos bem com uma reunião de trabalho, melhorando ainda mais, perfeiçoando ainda mais essa importante cooperação. Sei que o vice-governador Guilherme Afif vai expor os planos e projetos nossos de investimento, de PPPs, Parcerias Público-Privadas. E muitas oportunidades na área do saneamento, na área das autoestradas, aeroportos, portos, transporte metropolitano, metrô e trem. De outro lado Portugal também faz um importante processo de privatização com muitas oportunidades também de investimento.

Então, quero aqui saudara todos, dizer que São Paulo tem uma enorme tradição de parceria. Destacar, nós conversávamos a pouco sobre turismo, o setor de serviços, que é um setor hoje muito importante pelos empregos, empregabilidade, de distribuição de renda e de fortalecermos ainda mais esse trabalho. Os brasileiros podem ir muito mais a Portugal e o Brasil também receber muito mais os portugueses aqui no nosso país.

A nossa agência Investe São Paulo ela fará um importante intercambio aproximação junto com a agência de Portugal, a ICEP, no sentido de que os nossos empresários, investidores, possam aproveitar todas as oportunidades aqui no nosso Estado. Nós acabamos de ter uma autorização do Governo Federal para R$ 12 bilhões de novos financiamentos de infraestrutura aqui em São Paulo. Temos um espaço de PPPs também importante; e investimentos do Tesouro e das empresas paulistas. O que deve ultrapassar aí R$ 60 bilhões em investimentos aqui no Estado. E alguns já em andamento, outros programados ainda para este ano e outros em seguida. Temos muitas empresas portuguesas já participando conosco, e isso pode crescer bastante. Quero cumprimentar o ministro Paulo Portas e saudar a todos vocês. Bom trabalho!