Alckmin discursa na inauguração do setor de hemodiálise do Hospital Geral de Promissão

Promissão, 1° de setembro de 2012.

sáb, 01/09/2012 - 17h27 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Prefeito de Promissão, o prefeito Geraldo Chaves Barbosa; Maria Áurea, presidente do Fundo Social de Solidariedade; o deputado, o Dr. Pedro Tobias; o Dr. Edmar Gomes, diretor do Hospital Geral aqui de Promissão; Marcos Penido o nosso Secretário de Estado-Adjunto da Habitação; prefeito de Guaiçara de onde estamos vindos agora, o Vadinho; entregamos lá 160 casas num conjunto muito bonito! Frei Francisco Belotti, presidente da Associação lá de São Francisco; Dra Doroti Ferreira, diretora do departamento de Saúde; o Dr. Luiz Valente diretor do AME, aqui de Promissão; Dr. Luiz Roberto Bertozzo, delegado seccional; coronel Leonardo Cardoso, comandante da região; corpo clínico, administrativo; amigas e amigos.

Dizer da alegria de voltar aqui à Promissão é uma grande alegria, não há nada mais importante do que ajudar as pessoas! Tolstoi dizia que a verdadeira vocação de cada homem e de cada mulher é servir as pessoas. O hospital é aquele que serve a quem mais precisa, a quem está sofrendo, quem está necessitado de recuperar a sua saúde. Nós investimos aqui R$ 2 milhões em Promissão. O Hospital Regional será aqui, já é um centro na área de hemodiálise. Infelizmente, nós temos pessoas com insuficiência renal, nem todo mundo é indicado transplante, então a máquina, ela é importante.

Nós temos aqui 20 leitos, 20 equipamentos os mais modernos pra poder dar boa qualidade de vida. Depois o AME, que ajuda duplamente, ajuda as UBS Municipais a melhorar a resolutividade, então precisou do especialista, você tem o especialista e tem equipamento já para fazer exames. E ajuda o hospital, porque muita gente que procura o hospital, o AME já pode resolver, então desafoga também o hospital. A outra, eu recebi aqui o pleito, nós vamos analisar sim a hipótese, esse é um bom hospital da gente poder ampliá-lo e poder atender ainda melhor a região.

Queria também a palavra, vejo o pessoal aqui da moradia. Nós entregamos aqui agora em abril, 160 unidades de habitação e temos mais 170 programadas. Temos aqui também no município e na região, assentamentos. Nós estamos liberando recursos para as estradas dos assentamentos, para a infraestrutura nos assentamentos, pra parte de educação e vamos comprar a produção da agricultura familiar, um programa chamado PPA(F), então o Governo vai comprar pra melhorar a renda de quem está na terra ganhando o seu sustento.

Aqui também assinamos com o prefeito Geraldo, o Creche Escola. Nós vãos passar o dinheiro pra Prefeitura construir a creche e equipá-la também. Temos aqui, programa de recapeamento que está em execução de 19 km, também nas rodovias da região.

Mas a alegria muito grande é vir ao hospital! Eu diria que o hospital, como a igreja, e a escola são os pontos cardeais de uma cidade. A gente geralmente nasce nessa casa sagrada que é o hospital e até às vezes encerra a vida também nessa casa de Deus, do amor, que é o hospital. Então, é com grande alegria que estamos trabalhando para melhorar a saúde, que passa por grande dificuldade. O Brasil, que era um país jovem, hoje é um país maduro e caminha para ser um país idoso – o que é muito bom, no mundo inteiro é assim – as pessoas estão vivendo mais, podendo viver mais com boa qualidade de vida. Só que isso demanda mais investimento em saúde, e a saúde ficou mais cara. Quando eu fiz medicina, não existia tomografia, não existia ressonância magnética, não existia nada disso. Então, a gente precisa colocar mais dinheiro porque prioridade sem orçamento é só discurso, precisa ter é recurso, precisar ter dinheiro para poder melhorar. Então, São Paulo, nós estamos bem acima do que a lei exige.

Infelizmente, quem que financia o SUS? Era 60% Federal e 40% Estados e Municípios. Hoje, inverteu, é 40% Federal, que é quem tem mais dinheiro, e os Estados e Municípios, que são mais apertados, inverteu, ficaram com 60%. A gente passa mais apertado, mas nós estamos raspando o fundo do tacho. Lins, por exemplo, a Santa Casa estava em uma situação dificílima, aliás como todas, por causa da tabela do SUS, todas. E nós fomos buscar o nosso querido Frei Francisco, que está fazendo lá um belíssimo trabalho. Então, nós estamos colocando recurso para manter a Santa Casa e, pela credibilidade do trabalho, ele já conseguiu, por exemplo, que uma indústria da região desse toda a parte de cozinha nova, e agora a pintura lá de todo o prédio. Então, da mesma forma, Bauru, acabamos de assumir a Maternidade Santa Izabel, e também o Hospital de Base, com a fundação lá da universidade.

Enfim, quero trazer um grande abraço, dizer que se precisarem de um modesto anestesista, estou à disposição. Agradecer aqui o prefeito Geraldo. Agradecer ao Penido, da Habitação. Agradecer ao Frei Francisco. Agradecer esse grande cirurgião, que é o Dr. Pedro Tobias. E deixar um abraço para vocês e dizer o seguinte: eu, quando era prefeito na minha cidade-natal, eu nasci em Pindamonhangaba, e aí eu era prefeito e fazia anestesia. Então, me chamaram, e eu era prefeito da cidade, me chamaram um dia de madrugada para fazer uma cesariana. Aí, fui à Santa Casa, lá de Pinda, tem 200 anos, é uma boa Santa Casa. Fui lá e fiz uma rack, essa que faz aqui nas costas, não dói nada, é só uma picadinha, e anestesia da cicatriz umbilical para baixo. Então, a paciente fica acordada durante a cirurgia, você anestesia só a metade, daqui para baixo. Aí, fiz a anestesia e fiquei ali, madrugada, do lado dela acompanhando pulso, perfusão, pressão, de máscara e gorro, eu prefeito. Aí, lá terminando já a cirurgia, ela virou para mim e falou: “Doutor, e no bairro de Jardim Resende, quando é que o senhor vai colocar rede de esgoto?”.

Então, eu digo isso, porque as mulheres são mais fortes do que nós homens, essa é a realidade. Homem, quando tem problema, dá uma afundada, dá uma deprimida; mulher não, mulher é impressionante a garra. Então, a nossa admiração aqui e o nosso abraço a toda a população de Promissão. Parabéns!