Alckmin discursa na inauguração da 18ª AMA Especialidades Sorocabana

São Paulo, 30 de agosto de 2012.

qui, 30/08/2012 - 16h30 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar o nosso prefeito da capital, Gilberto Kassab. Deputado federal Arnaldo Faria de Sá. Os nossos deputados estaduais: o Celino Cardoso, Luiz Claudio Marcolino, Marcos Zerbini. O professor Giovanni Cerri, Secretário do Estado da Saúde. Secretários municipais: de Saúde, Januário Montone; do Planejamento, Rubens Chammas; coordenação da subprefeitura, Ronaldo Camargo; da Habitação, Ricardo Pereira Leite; Elton Santa Fé, Infraestrutura. O gerente aqui da AMA Sorocabana, Nívio Neves Faria de Abreu; gerente da AMA Especialidades que sendo inaugurada, Marcelo Paschoal; o diretor-presidente da Associação Saúde da Família, Carlos Eduardo Pereira Cobertt. Coronel Ailton Araújo Brandão, subprefeito da Lapa, saudando todos os subprefeitos. Quero saudar aqui a sociedade civil: Conseg, Lions; associações comunitárias de bairro, jornais aqui da Lapa. Coronel Armando Reis Filho comandante aqui do batalhão, inspetora Ângela Maria, profissionais da área da saúde, todos os colaboradores aqui da AMA.

Dizer da alegria, prefeito, de voltarmos aqui a Lapa, nós tivemos aqui há alguns meses, o hospital havia fechado a mais de dois anos. O Governo do Estado entrou com medida judicial retomou o prédio, cedeu ao município e hoje a cidade, a prefeitura implanta AMA Especialidades que vai ajudar duplamente a população. Primeira a dar resolutividade a UBS, porque é impossível hoje em medicina, todo mundo saber tudo, então a muitas especialidades. O clinico encaminha quando há um caso mais necessário, encaminha ao especialista: cardiologista, endocrinologista, oftalmo, ortopedista, dermatologista, enfim, as especialidades. Depois faz os exames que complementam o atendimento, então melhora a resolutividade da UBS e, ao mesmo tempo, alivia os hospitais, porque uma demanda que vai para rede hospitalar a AMA Especialidade já resolve.

E destacou bem o prefeito Kassab o contrato de gestão com as OSs que dão mais agilidade, é mais rápido e beneficia muito a população. É um modelo que é uma entidade pública, tudo gratuito, 100% gratuito, tudo, tudo, pública, mas tem a rapidez de uma entidade do terceiro setor. E a boa notícia do trabalho encaminhado para retomada aqui do Hospital Sorocabana.

Aqui do lado em Perdizes, nós vamos ter na Rua Cotoxó uma unidade já está em obras pra dependentes químicos de álcool e drogas e saúde mental, então uma unidade importante. E junto com está unidade no mesmo prédio, isso tudo pela USP, pela Faculdade de Medicina, uma Fatec voltada a sistemas biomédicos e área de imagem, de radiologia. Então um grande equipamento de saúde e educacional, também voltado à área de saúde que é a Fatec para formar tecnólogos em sistemas biomédicos e em área de radiologia.