Estudo da USP revela: exposição neonatal a poluentes predispõe a asma na vida adulta

Experimento do Instituto de Ciências Biomédicas foi premiado no Congresso Internacional de Poluição Ambiental Urbana, realizado em junho em Amsterdã (Holanda)

sex, 10/08/2012 - 11h03 | Do Portal do Governo

Testes com camundongos realizados pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP mostram que a exposição neonatal a poluentes ambientais acarreta, na vida adulta, uma predisposição do indivíduo às doenças alérgicas e infecciosas, como a asma.

LEIA TAMBÉM
Tempo seco exige atenção redobrada com a saúde
Prepare o seu corpo para a queda de temperatura

O estudo, encabeçado pela farmacêutica Karen Tiago dos Santos, sob a orientação da professora Soraia Katia Pereira Costa – do Departamento de Farmacologia -, utilizou camundongos na primeira semana de vida (cinco, sete e dez dias), mantidos durante 15 minutos, em três dias alternados, em um ambiente com baixa concentração de poluentes. “Essa idade equivale à de um adulto jovem, na faixa dos 20 aos 30 anos”, compara Soraia.

Os resultados mostram que os animais expostos ao poluente apresentaram uma reação alérgica mais exacerbada quando comparados a um grupo que não foi exposto ao mesmo ambiente. “Isso significa que qualquer estímulo ambiental mínimo vai desencadear uma reação inflamatória pulmonar, alérgica ou não, muito mais intensa”, explica a professora.

Do Portal do Governo do Estado