Alckmin discursa na abertura das inscrições para projetos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte 2012

São Paulo, 02 de agosto de 2012.

qui, 02/08/2012 - 16h44 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Dizer da alegria de está aqui com vocês. Cumprimentá-los, cumprimentar o nosso secretário o Benedito Fernandes, secretário de Esporte e Juventude; Bebeto Haddad, secretário municipal aqui da cidade de São Paulo;  o Eduardo Anastasi, secretário adjunto do Esporte; o Marco Antônio Pelegrini, secretário adjunto dos Diretos da Pessoa com Deficiência; cumprimentar o vereador José Rolim, o presidente da associação dos moradores aqui de Paraisópolis, o Joildo Barreto dos Santos. Cumprimentar a Ana Rosa Henriques, diretora do instituto, Por Mais Alguém. Está aqui a Ana Rosa, que o projeto, um Passe Para a Educação, que é a área do futebol; o Eduardo Pacheco, presidente da associação Hurra, projeto de rúgbi; a Tez de Oliveira, diretora do instituto Abaré, projeto judô.

Queria dizer da alegria de ter aqui conosco. O Coutinho foi da seleção brasileira de futebol, e teve um ataque, que a juventude não lembra. Mas nós mais vividos lembramos, um ataque inesquecível. O ataque era: Durval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Esse foi o maior ataque. E o Mário Covas dizia quando duas pessoas do governo era muito bom que eram Coutinho e Pelé. Então, Coutinho e Pelé, foi à maior dupla do futebol. Estou muito feliz de ter aqui a sua presença, Coutinho, muito obrigado.

Queria cumprimentar os atletas, familiares, parceiros do nosso projeto, presidentes de entidade e lideranças aqui da comunidade. Hoje estamos lançando a Lei de Incentivo ao Esporte para esse ano. Ontem tivemos uma boa notícia no esporte, em 2014, teremos a Copa do Mundo. A abertura da Copa do Mundo e os principais jogos serão em São Paulo, lá no Itaquerão, que já está quase 50% a obra em andamento. E tem 32 seleções de futebol do mundo que vem participar da Copa do Mundo. Então elas escolhem onde é que elas querem ficar, as cidades-sede, onde vai ter jogos da Copa do Mundo. São 12 capitais, agora, centros de treinamento vão ser 32, por que são duas 32 seleções do mundo. Pode até ter mais de 32, por que algumas seleções podem querer dois locais. Ontem o COL, Comitê Olímpico, lançou os locais com os 54 centros de treinamento aprovados, 20 são no Estado de São Paulo. Nós achamos que podemos chegar a 30 centros de treinamento. Muitas seleções do mundo já estão procurando São Paulo para poder verificar os locais para se instalarem.

Hoje, nós estamos lançando a lei de incentivo ao esporte. Esse ano são 60 milhões de reais. A inscrição começa amanhã, vai sair no Diário Oficial, 3 de agosto e vai até o dia 5 de setembro. Nós queremos através desses 60 milhões da Lei de Incentivo, apoiar organizações não governamentais, entidade que trabalhem com o esporte. É o melhor dinheiro investido. O esporte educa, o esporte melhora a saúde, o esporte diminui a violência, o esporte faz bem para a família, para a sociedade, para a jovem, melhora a sua alto estima.

Nós temos aqui em Paraisópolis a turma do futebol, rúgbi e judô. São 700 jovens, meninos e meninas, atletas, trabalhando nessa área do esporte. E quero aqui agradecer o quimono, por que eu estudei judô, o meu professor chamava Paulo Aço. Ele tinha um 1.80m, mais ou menos, Paulo Aço o nome dele era Paulo de Oliveira, era o motorneiro do bondinho, do trem de Pindamonhangaba para Campos do Jordão. Paulo Aço era o pai do João do Pulo. O João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba, está enterrado lá. O principal centro esportivo de Pindamonhangaba chama João Carlos de Oliveira, que é o João do Pulo, o nosso queridíssimo João do Pulo. E o pai dele era o Paulo de Oliveira, chamado Paulo Aço, porque ele era muito forte, e foi o meu professor de judô. Mas eu não passei de faixa amarela, é branca, não é? Amarela, verde, roxa, tem marrom também? Vermelha, marrom e a última é a preta. E a preta tem várias categorias também. Aliás, eu fico feliz o primeiro atleta brasileiro a ganhar medalha na olimpíada foi judô, o judô masculino. Um atleta aqui nosso de São Paulo, o Felipe Kitadai, que foi treinado nos nossos centros de excelência, e o Tiago Camilo, que foi aqui bem lembrado, também foi atleta nosso do centro de excelência.

Mas quero deixar um abraço, trazer uma boa notícia aqui a Associação Palmeirinha de Paraisópolis, que nós estamos autorizando a inclusão no esporte social. Então o Benedito Fernandes vai explicar direitinho. Mas já estão autorizado a Associação Palmeirinha de Paraisópolis a estar incluída no programa esporte social. Amanhã começam as inscrições, tenho certeza que nós vamos ter os melhores projetos de esporte para fazer as escolinhas, para estimular o esporte, ter bons professores. Tudo de forma gratuita para a nossa juventude e para todas as idades, para a população de forma geral. Muito obrigado.