Alckmin inaugura obras de saneamento em Santo Antônio do Aracanguá

Investimento de R$ 1,4 milhão beneficia diretamente 4 mil pessoas e garante 100% de esgotos tratados ao município

sáb, 04/08/2012 - 14h40 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 4, a estação de tratamento de esgotos (ETE Sul) em Santo Antônio do Aracanguá. Por meio do programa Água Limpa, implementado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 1,4 milhão na construção do sistema de esgotamento sanitário, que beneficia cerca de 4 mil moradores do município.

VEJA TAMBÉM
Qualidade dos rios paulistas apresenta melhora 

“Já tínhamos feito anteriormente uma estação que tratava 40% do esgoto e hoje inauguramos outras duas lagoas que vão tratar os outros 60%. São 1100m de emissário, 1 estação elevatória, 2 lagoas de estabilização e 0,5 km de linha de recalque”, disse.

Ainda segundo o governador, a partir do funcionamento dessa estação de tratamento, Santo Antonio de Aracanguá passa a ser uma cidade triplamente tratada. “Estão limpos os rios Lambari, Macaúba e da Mata, e isso vai ajudar a limpar o rio Tietê. Santo Antônio do Aracanguá passa a ser um município 300%, com 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado”, afirmou.  

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado pelo Governo do Estado em 2005, por meio de uma ação conjunta das Secretarias Estaduais de Saneamento e Recursos Hídricos e Saúde. Tem como objetivo implantar sistemas de tratamento de esgotos domésticos em municípios com até 50 mil habitantes.

Do Portal do Governo do Estado