Saúde do homem: prevenção auxilia no combate a doenças

Especialistas do Centro de Referência da Saúde do Homem listam alguns procedimentos que devem ser adotados

sex, 13/07/2012 - 11h15 | Do Portal do Governo

 

Em atenção ao Dia do Homem, comemorado no domingo, 15, especialistas do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, listaram alguns procedimentos que devem ser adotados para evitar doenças graves.

LEIA TAMBÉM
60% dos homens só vão ao médico com doença em estágio avançado

– Autoexame dos testículos deve ser mensal
Prática pode evitar o aparecimento de câncer de testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares.

– O exame físico da próstata (“toque”) passa a ser obrigatório após os 40 anos
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.

– Tabagismo é um grande vilão
A fumaça do cigarro contêm muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga.  Além disso, o cigarro “entope” os vasos sanguíneos e como consequência a circulação de sangue no pênis é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil.  

– Prevenção ajuda a viver mais e melhor
Não deixe de usar camisinha nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. Além disso, tenha um bom diálogo com sua parceira. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal.

Do Portal do Governo do Estado