Tecnologia ajuda na busca por crianças desparecidas

Progressão de idade em 3D projeta envelhecimento de criança desaparecida em três dimensões

sex, 25/05/2012 - 18h03 | Do Portal do Governo

Durante o anúncio da campanha “São Paulo em Busca das Crianças e dos Adolescentes Desaparecidos”, o Governo do Estado lançou o Programa de Progressão de Idade em 3D, tecnologia inédita que permite a projeção de envelhecimento a partir de fotos da criança desaparecida. O software desenha os rostos em alta definição das crianças e adolescentes desaparecidos, a partir do Banco de Imagem do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), e permite saber como eles estão hoje.

Para que a progressão de envelhecimento seja possível, a fotografia da criança desaparecida precisa estar em boas condições. O artista forense da Polícia Civil Sidney Barbosa explica que “a metodologia consiste em reunir fotografias dos pais da criança e dos irmãos para que se faça a progressão e o envelhecimento em 3D”. 

De acordo com Barbosa, a nova metodologia será um agente facilitador na busca por crianças desparecidas: “Se a criança for avistada em uma estação de trem e a câmera capturar essa imagem, a polícia terá condições de colocar a foto no mesmo ângulo de visão. Portanto, a projeção 3D vai servir para uma comparação futura”. 

A progressão de idade em  3D está em fase de implantação e inicialmente deve ser aplicada às fotos mais antigas cadastradas no site do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa Desaparecida (DHPP). Os responsáveis legais por crianças desaparecidas interessadas no programa de progressão podem procurar a polícia desde que já tenham registrado uma ocorrência sobre o desaparecimento. 

Do Portal do Governo do Estado