Hospital Pérola Byington ajuda mulheres a realizarem sonho da maternidade

Conheça o trabalho do Centro de Reprodução Humana, na capital

sáb, 05/05/2012 - 16h31 | Do Portal do Governo

Ser mãe era o sonho de Adriana Eulália Ramos da Silva, 41 anos. Um desejo que ela conseguiu realizar graças ao serviço de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington, em São Paulo. Chiara, a filha tão aguardada e planejada, acaba de completar dois anos e é alegria da família.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

“Fiz duas tentativas, a primeira não deu certo e a segunda sim, deu resultado positivo. Implantei quatro embriões e ficou um, que é a Chiara”, conta. A notícia do sucesso no segundo procedimento foi um momento de emoção e êxtase para Adriana. “Parecia que tinha sumido o chão, não sabia se estava no céu, se tinha ganhado na loteria, foi um momento de muita alegria”, lembra.

ASSISTA AOS VÍDEOS
Banco de Leite do Estado é referência no país
Ambulatório do Umbigo ajuda pais nos cuidados com recém-nascidos
HC se consolida como maior complexo da América Latina 

Por ano, o Centro de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington realiza 300 procedimentos de fertilização “in vitro” gratuitamente. Segundo Graziela Buccini Bilestky, chefe de seção da Gerência de Reprodução Humana, a taxa de sucesso nos tratamentos é de 30%.

Em março de 2012, o Governo do Estado de São Paulo inaugurou as novas instalações do serviço, que vai dobrar a capacidade para 600 procedimentos anuais. O Pérola Byington é o único centro de saúde pública do país que oferece tratamento gratuito a casais com problemas de fertilidade, com procedimentos de fertilização “in vitro”, suporte psicológico e fornecimento de medicamentos. Para ser atendida, a mulher precisa ter até 35 anos de idade.

Realização

O sucesso no tratamento é uma conquista comemorada por todos, família e equipe do hospital. “O Pérola foi a porta para eu ter uma vida melhor, em função de estar melhor comigo mesma. Hoje eu tenho a minha família, que era tudo o que desejava. Sou feliz em função muito do Pérola Byington”, revela Adriana.

Graziela também não esconde a satisfação com cada caso de sucesso. “Como a gente acompanha a história da paciente desde o começo, do diagnóstico até o fim do tratamento, acaba se envolvendo e ficando muito emocionada quando ela consegue realizar um sonho, toda equipe fica vibrando com o sucesso de cada paciente. É a realização de um projeto para ela e para todo hospital”, afirma.

O Centro de Reprodução Humana oferece ainda dois serviços muito importantes: o programa de doação de óvulos e de preservação da fertilidade, por meio do congelamento de material. No primeiro, pacientes com menos de 35 anos podem doar anonimamente para as que não têm possiblidade de engravidar com os próprios óvulos. O serviço de preservação da fertilidade consiste no armazenamento de óvulos de mulheres com até 35 anos que serão submetidas a tratamentos contra o câncer, como quimioterapia.

Do Portal do Governo do Estado