Região Metropolitana de São Paulo vai receber ciclovia de 13km

Primeiro trecho será construído em Mogi das Cruzes, que conta com mais de 7 mil viagens diárias de bicicleta

dom, 15/04/2012 - 13h13 | Do Portal do Governo

Um estudo da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) revela que a Região Metropolitana de São Paulo conta com 305 mil viagens diárias de bicicleta. Pensando nisso, o Governo do Estado vai construir uma ciclovia que unirá sete municípios entre si e à capital paulista. O Plano Cicloviário Metropolitano prevê a construção de 13km para a utilização exclusiva de bicicletas nas cidades de Guarulhos, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, proporcionando mais conforto e segurança aos ciclistas até 2014.

Por contar com mais de sete mil viagens diárias de bicicleta, Mogi das Cruzes foi o município escolhido para receber o primeiro trecho da ciclovia, que vai ter 3,5 km de extensão. Com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, a fase inicial do projeto já esta sendo estudada e contará com um estacionamento de mil vagas.

Considerado o modal mais eficiente em deslocamentos curtos, de até 5km, a ciclovia deve estimular esses trajetos e por isso terá como destino terminais de trens e ônibus, universidades e centros comerciais. A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e a Dersa acreditam que, com a nova ciclovia, o uso da bicicleta em São Paulo pode superar 4% de todas as viagens diárias realizadas.

Do Portal do Governo do Estado