Conheça mais sobre o médico sanitarista Emílio Ribas

Celebração dos 150 anos terá lançamento de livro e de exposição audiovisual

qua, 11/04/2012 - 9h23 | Do Portal do Governo

O médico sanitarista Emílio Ribas é bastante citado em São Paulo por conta do Instituto de Infectologia que leva seu nome, na capital. Mas poucas pessoas conhecem a história desse profissional que, nesta quarta, 11, completaria 150 anos.

Segundo o biógrafo de Emílio Ribas, o também médico José Lélis Nogueira, Ribas mudou os rumos da saúde pública no Brasil. “Ele tinha espírito revolucionário”, conta o autor do livro “Emílio Ribas, o guerreiro da saúde”.

“Dentre os feitos desse médico sanitarista estão o pioneirismo na luta contra a febre amarela no Brasil e na América do Sul”, diz Nogueira. Outras realizações foram: a criação do Instituto Butantan; a idealização de Campos do Jordão como estância climática, juntamente com Victor Godinho, em 1911; os estudos da forma atenuada da varíola, levando à criação da vacina; a reorganização de unidades de saúde como o Serviço Sanitário da época; e a idealização do Sanatório de Santo Ângelo, o primeiro com características mais humanas de assistência aos doentes mentais.

Além da biografia, que será lançada nessa quarta, uma exposição aberta ao público oferece um documentário divido em seis filmes que abordam momentos marcantes na história do médico. Os vídeos estarão junto a painéis com fotos históricas dos primórdios da saúde pública do Estado de São Paulo.

Serviço
Lançamento da biografia “Emílio Ribas, o guerreiro da saúde”, de José Lélis Nogueira
Instituto de Infectologia Emílio Ribas
Avenida Doutor Arnaldo, 165, Cerqueira César, zona oeste da capital
Dia 11/4, às 10h30
Entrada gratuita

Exposição Audiovisual “Emílio Ribas”
Casa Rosada (local onde fica a diretoria do Instituto de Infectologia Emílio Ribas)
Avenida Doutor Arnaldo, 165, Cerqueira César, zona oeste da capital
De 11/4 a 11/5, de segunda a sexta, das 9h às 16h
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado