Qui, 15/03/12 - 08h32

SP tem a 1ª sala híbrida do país em um centro cirúrgico

Serviço possibilita que exames e procedimentos cirúrgicos sejam realizados em um único local

(Atualizada às 16h00)


Serviço de saúde gratuito, com qualidade e tecnologia de ponta. A população que utiliza Sistema Único de Saúde (SUS) agora poderá contar com a sala híbrida do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital de São Paulo. É a primeira sala do tipo do país construída em um centro cirúrgico, que foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quinta, 15.  

"Você tinha a intervenção percutânea, os cateterismos e a cirurgia aberta. Agora, a sala híbrida permite unir as duas coisas. A atividade percutânea intervencionista, as intervenções menos invasivas e, de outro lado, a cirurgia aberta, com robô", explicou Alckmin, que ainda classificou as novas instalações como "uma das mais importantes contribuições de nós brasileiros de São Paulo para o país e o avanço da ciência".

Sala híbrida

Com investimento de R$ 4,5 milhões e ocupando um espaço de 130 m², a nova sala híbrida reúne o aparato de um centro cirúrgico ao uso de um equipamento de ponta na área de diagnóstico: o Artis zeego. O robô alemão, que pesa 3,5 toneladas e executa até oito diferentes movimentos, diminui o grau de invasão de procedimentos cirúrgicos e proporciona maior amplitude terapêutica à equipe médica.

O novo serviço usa tecnologia moderna para apoio diagnóstico de pacientes operados. Permite, por exemplo, que exames feitos com imagens de alta resolução e em 3D ajudem a guiar cirurgias cardíacas complexas, incluindo operações coronarianas e vasculares. Entre os pacientes a serem atendidos estão idosos, portadores de doenças degenerativas e crianças cardiopatas.

Do Portal do Governo do Estado

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar