Besouro gigante é nova atração do Instituto Biológico

Titanus giganteus, considerado o maior inseto do mundo em volume, pode alcançar 22 centímetros de comprimento e pesar até 70 gramas

qua, 14/03/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

Quer ver de perto os maiores insetos do mundo? O Museu do Instituto Biológico, órgão ligado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu um novo integrante que impressiona pelo tamanho: o Titanus giganteus, mais conhecido como Besouro Serrador ou Serra-Pau. “O macho possui mandíbulas tão fortes que consegue cortar madeira para comer”, revela a responsável pela exposição Planeta Inseto, Harumi Hojo. “Nossa proposta é mostrar para as pessoas a importância dos insetos quase sempre considerados repulsivos para a vida humana e o equilíbrio do planeta”, completa Harumi.

A mostra permanente é considerada o único Jardim Zoológico de Insetos no Brasil autorizado pelo Ibama e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Lá os visitantes vão conhecer insetos de mais de 25 espécies e também vão ter a oportunidade de tocar em alguns dos animais vivos, como as baratas de Madagascar, que medem até 8 centímetros. O público ainda poderá ver como o bicho-da-seda fabrica os fios e as abelhas produzem o mel, entre outras atrações.

Serviço
“Exposição Planeta Inseto”
Onde: Museu do Instituto Biológico (Rua Amâncio de Carvalho, 546 Vila Mariana, São Paulo)
Quando: De terça a domingo, das 9 às 17h (a entrada encerra às 16h)
Entrada Franca
Telefone: (11) 2613-9500 e 2613-9400

Do Portal do Governo do Estado