Palácio dos Bandeirantes abriga mostra “Renascimento do Japão: um ano após a tragédia”

Exposição é uma homenagem ao povo nipônico e, em especial, aos residentes no Estado

ter, 28/02/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

Em parceria com o Consulado do Japão em São Paulo, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, órgão vinculado à Casa Civil, apresenta a exposição “Renascimento do Japão: um ano após a tragédia”, com 51 fotografias pertencentes ao consulado.

A exposição é uma homenagem ao povo nipônico e, em especial, aos residentes no Estado de São Paulo, que abriga uma das maiores colônias de imigrantes japoneses do mundo.

A mostra, que acontece de 2 a 18 de março no Palácio dos Bandeirantes, traz imagens da tragédia vivida pelos japoneses e as consequentes transformações das áreas atingidas pelos tremores de terra e tsunami que castigaram o país em 2011. As imagens revelam a tristeza diante do caos, da angústia e da perda, além de destacar a rápida reconstrução das regiões atingidas pelos desastres naturais.

A realização do evento também contou com o apoio da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo.

Tsunami no Japão

No dia 11 de março de 2011, um violento terremoto seguido por tsunami atingiu a costa nordeste do território japonês. Quinze mil pessoas morreram e mais de oito mil ainda estão desaparecidas.

Para a curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, “a mostra tem o objetivo de registrar a reconstrução e as transformações dos locais atingidos e homenagear o povo japonês por seu empenho e compromisso em modificar com rapidez e dignidade as consequências dessa trágica história, preservando uma cultura valiosa”.

Serviço

“Renascimento do Japão: um ano após a tragédia”
Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500 – São Paulo
Data: de 2 a 18 de março de 2012
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h – grupos de até 10 pessoas. Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada: gratuita. Possui acesso a pessoas com deficiências.
Informações: (11) 2193-8282
Agendamento eletrônico: http://www.acervo.sp.gov.br

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo