Conhecida como Cidade das Rosas, Jaboticabal reúne beleza e cultura

Município tem diversas festividades ao longo do ano e possui uma bela arquitetura religiosa

sex, 20/01/2012 - 8h00 | Do Portal do Governo

Localizada a 344 quilômetros da capital paulista, Jaboticabal é uma ótima opção para quem busca cultura e belas paisagens. Os turistas que chegam ao município logo se encantam com as praças e jardins cobertos por roseiras, sendo por isso conhecida como Cidade das Rosas.

Jaboticabal proporciona aos visitantes uma grande gama de atividades culturais. São diversas feiras e eventos que movimentam a cidade e a tornam conhecida também como Athenas Paulista, graças ao desenvolvimento de pesquisas importantes realizado no campus local da Unesp.

Dois bons eventos são a Festa do Quitute e a Expo-Feira de Arte e Artesanato, que são realizadas na Estação de Eventos Cora Coralina, na semana do aniversário da cidade, 16 de julho. No local há shows e os turistas podem aproveitar para conferir diversos pratos da culinária mineira, nordestina, italiana e japonesa. A renda arrecadada na venda dos quitutes é revertida às entidades da cidade.

Ao longo do ano, há ainda a Festa Italiana, com pratos típicos, e a Feira de Artesanato que apresenta produtos diversificados, que vão desde os mais simples até peças mais trabalhadas, como toalhas de jantar, utensílios domésticos, de decoração e bijuterias.

Em busca de história, o visitante encontra no Museu Histórico Aloísio de Almeida um tradicional espaço cultural da cidade. Seu acervo é formado por objetos, utensílios, documentos, livros, esculturas e pinturas.

Um dos principais pontos de encontro de Jaboticabal é a Esplanada dos Lagos. O local é ótimo para toda a família fazer caminhada e aproveitar um dia se sol com atividades de lazer. Outra opção em meio à natureza é fazer trilhas no Parque Florestal Francisco Buck. O local guarda resquícios de Mata Atlântica, onde é possível relaxar e conhecer várias espécies de árvores.

Os turistas encontram em Jaboticabal uma forte presença religiosa. A Igreja Nossa Senhora Aparecida foi a primeira capela construída, dedicada a santa, e está localizada no alto do bairro que leva seu nome. Outro belo exemplo de arquitetura é a Catedral Nossa Senhora do Carmo. Construída para substituir a velha igreja matriz, teve sua planta vinda da Itália e foi inaugurada no dia 16 de julho de 1926.

Do Portal do Governo do Estado