Estado inaugura Vila Dignidade em Caraguatatuba

Governador também anunciou investimentos na Estrada Vicinal do Rio Claro

sex, 30/12/2011 - 15h09 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, 30, em Caraguatatuba, o Condomínio Vila Dignidade, no Jardim Jaqueira (Rodovia Rio-Santos). O condomínio tem 20 casas, projetadas segundo conceito do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Os beneficiados têm 60 anos ou mais e renda mensal de até dois salários mínimos.

“As unidades foram projetadas a partir de um conceito de Desenho Universal, com acessibilidade e segurança, portas e corredores mais largos, barras de apoio”, destacou Alckmin.

Com 47,14 m² de área útil, as unidades têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.

Recursos de acessibilidade também foram incluídos nos projetos das áreas comuns, que contam com salão de convivência e equipamentos de condicionamento físico. O investimento da CDHU foi de R$ 1,8 milhão. O Governo do Estado não cobrará prestações dos imóveis e as contas de consumo, como água e luz, serão custeadas pelo município.

A vila contará também com um posto do programa Acessa São Paulo, da Secretaria Estadual de Gestão Pública. O local terá acesso à internet e monitores para contribuir não só com a inclusão digital, mas com o desenvolvimento social dos idosos.

Estrada do Rio Claro

O governador também anunciou investimentos na Estrada Vicinal do Rio Claro. Ao todo, serão pavimentados 7,87 km de estrada, com investimento de R$ 6,8 milhões.

“Nós vamos fazer a pavimentação da vicinal Rio Claro. Já temos a construtora. O início é agora em janeiro e a gente espera em oito meses entregar a obra”, disse Alckmin.

A Estrada Vicinal do Rio Claro, que liga a Rodovia Rio-Santos (SP-055) ao Centro de Detenção Provisória e a Fundação Casa, será recuperada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão subordinado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes. O DER assinou contrato com a empresa Compec Galasso, que executará a obra a partir de janeiro de 2012, com previsão de entrega em oito meses.

Das secretarias da Habitação e de Logística e Transportes