Governo forma mais 1.663 novos soldados para a PM

São 6.122 formados apenas em 2011, o maior contingente desde a fundação da PM há 180 anos

ter, 20/12/2011 - 9h22 | Do Portal do Governo

(atualizado 13h30)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto participaram na manhã desta terça-feira, 20, no Parque Villa-Lobos, da formatura de 1.663 soldados de 2ª classe da Polícia Militar. Os novos militares reforçarão o policiamento na capital, Grande São Paulo, em cidades do litoral e do interior. Após um ano de estudos, os policiais concluíram o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, ministrado na Escola Superior de Soldados (ESSd).

“Já estão todos com colete à prova de bala, pistola ponto 40, fizeram um ano de curso, estão preparados, diplomados e já vão às ruas pra proteger a população. Esse ano nós aumentamos em 6.122 soldados, homens e mulheres. Patrulheiros, bombeiros, todas as áreas da polícia militar. Incluindo soldados temporários, nós passamos o número recorde de 100 mil policiais militares no estado de São Paulo”, declarou Alckmin.

A Polícia Militar nunca formou tantos soldados, em seus 180 anos de história, como em 2011. Foram 6.122, divididos em três turmas. Em março, a PM promoveu a maior formatura de sua história, com 2.332 soldados. Há pouco mais de um mês e meio, em 31 de outubro, foi a vez de 2.127 formandos. Participou da solenidade de formatura o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo.

O comando da PM ainda não definiu a distribuição dos 1.663 novos soldados, porém, a turma tem dois grupos com formação especializada: 251 atuarão no Corpo de Bombeiros e 1.412 no policiamento territorial.

O salário bruto dos novos policiais é de R$ 2.614,96 em cidades com mais de 500 mil habitantes e R$ 2.429,96 em cidades com menos de 500 mil habitantes. A partir de agosto de 2012, devido ao aumento geral de salários de 27,7% aprovado pelo governador em 14 de julho deste ano, os valores aumentarão.

O curso

Com duração de um ano, o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública foi dividido em dois módulos: o básico e o especializado. Durante 2.214 horas, os soldados tiveram aulas de Direitos Humanos, Penal, Militar e Civil, Ações de Polícia Ostensiva, Doutrina de Polícia Comunitária e Tiro Defensivo de Preservação da Vida “Método Giraldi”, entre outras disciplinas.

O módulo básico do curso foi realizado na ESSd, em 36 semanas, e o especializado, em 16 semanas, nas unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque, a Corregedoria, os Comandos de Policiamento Rodoviário e o Ambiental.

Todos os soldados receberam complementação do ensino teórico em estágio probatório, com duração de 60 horas, sob supervisão de professores do curso. Inicialmente, as atividades foram focadas na modalidade de policiamento ostensivo a pé, em áreas residenciais e comerciais, até chegar ao policiamento em grandes eventos, como competições esportivas. O estágio permitiu aos soldados colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Além das atividades curriculares, os alunos tiveram aulas de inglês, praticaram atividades físicas e aprenderam técnicas não-letais, com destaque para o huka-huka, luta milenar indígena. Em maio deste ano, índios praticantes do huka-huka estiveram na Escola Superior de Soldados para difundir a modalidade na corporação.

Nível superior

De acordo com o Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, de reconhecimento da Lei Complementar Estadual 1.036/2008, todos os cursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo são de nível superior. A lei é específica para a PM, dadas as peculiaridades da profissão, de acordo com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB).

Com o reconhecimento, o Centro de Formação de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção” passou a se chamar Escola Superior de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção”, e o Curso de Formação de Soldados PM teve a denominação alterada para Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

A Escola Superior de Soldados conta com 489 instrutores, todos policiais militares. Somente no ano passado, 2.047 PMs formaram-se técnicos em policiamento ostensivo e preservação da ordem pública na primeira e segunda chamada do atual concurso.

Concorrência

Os formandos se inscreveram no concurso da Polícia Militar em 2009, quando 88.262 pessoas concorreram a 2 mil vagas – uma relação de 44,1 candidatos por vaga. Após passarem por todas as etapas do concurso, que consistem em provas escritas, exames físicos e psicológicos e processo de investigação social, os classificados tornaram-se aptos a participar do curso, na Escola Superior de Soldados “Coronel Eduardo Assumpção”, no bairro de Pirituba, na zona oeste da capital.

Da Secretaria da Segurança Pública