Alckmin discursa em anúncio de obras do Fumefi em Cajamar

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar aqui as pessoas mais importantes, o Grupo da Melhor Idade aqui de Cajamar, dizer que da próxima vez vou trazer […]

dom, 04/12/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar aqui as pessoas mais importantes, o Grupo da Melhor Idade aqui de Cajamar, dizer que da próxima vez vou trazer a Lu comigo, viu? Prefeito… Vou cumprimentar o Daniel Fonseca, nosso prefeito anfitrião; a Néia Fonseca, presidente do Fundo Social de Solidariedade, cumprimentar pelo seu trabalho, parabéns, viu Néia? O vereador Carlinhos da padaria, cadê o Carlinhos? Está aqui do lado; saudando todos os vereadores aqui de Cajamar; deputado federal Edson Aparecido, secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico; deputado federal Luiz Fernando Machado, dá um passinho para frente aqui, o Fernando, representa São Paulo no Congresso Nacional, deputado federal aqui pela região; nosso secretário Castelo Branco; prefeito de Jundiaí, o Miguel Haddad, cadê o Miguel? Dá um passo aqui, Miguel, prefeito de Jundiaí; O prefeito de Mairiporã, o Aiacyda, que está aqui conosco, que preside o CIMBAJU, comitê aqui da bacia, da região; o prefeito de Franco da Rocha, o Márcio Cecchettini; prefeito de Francisco Morato, Zezinho Bressane; prefeito de Campo Limpo, o Armando Hashimoto, um passinho aqui, Armando. O Widerson Anzelotti que preside… O Secretário Executivo do FUMEFI; O nosso ex-prefeito Messias Cândido da Silva; Os nossos padres: José Roberto e padre Daniel; os pastores: pastor Molina, pastor Pedro, pastor Feliciano, o pastor Joel, muito obrigado pela presença. Meus… Meus colegas ex-prefeitos aqui da região, dos municípios, lideranças comunitárias, amigas e amigos.

Uma grande alegria, primeiro pedir desculpa pelo atraso, mas nós fomos a Juquitiba e era pra descer em um local, mas aí o local era particular e a prefeita lá acabou passando uma máquina lá, e aí a oposição criticou, aí nós achamos melhor não descer, então fomos descer em Itapecerica da Serra e fomos de carro, meia-hora para chegar lá, mais meia-hora para voltar, perdão pelo atraso, aí. Mas fiquei muito feliz de estar aqui com a presença de vocês, quando a população participa, jovens, né, trabalhadores, trabalhadoras, melhor idade, associações de bairro, entidades, é gol, né, acho que é gol do Neymar, né, ou pode ser também gol do Adriano, né? Pode ser do Luiz Fabiano, do Valdivia…

Enfim, mas o fato é que é gol, então a gente fica feliz com a participação aqui de todos vocês. E dizer ao prefeito, ao Daniel, que conte com a gente, nós temos aqui uma bela ETEC, uma escola técnica, e vamos começar agora em… Temos sete cursos aqui, tem Ensino Médio, Administração, Comércio, Informática, Logística, Secretariado, Segurança no Trabalho. Fizemos o Via Rápida já formamos aqui almoxarife, estoquista. Vamos fazer outros cursos, quem tiver… Não precisa fazer vestibular, não precisa ter diploma, só ser alfabetizado, quem estiver desempregado e não estiver recebendo o Seguro Desemprego, nós pagamos R$ 330 para fazer o curso, é um mês o curso, cursos rápidos de 80h, 100h. Então o Via Rápida aqui em Cajamar.

E, a partir do ano que vem, nós teremos o curso de informática integrado ao ensino médio. Nosso aluno do Ensino Médio sai com dois diplomas, o diploma do ensino médio e o diploma de técnico em informática. Ele já sai, e já sai com emprego praticamente garantido. Nós temos aqui uma reforma que vai começar agora, que é da Escola Estadual Tenente Joaquim Marques da Silva, sede da Néia, vamos fazer lá uma bela de uma reforma da escola. O prefeito me deixou no caminho, vindo de Jordanésia para cá, o pedido aqui de mais uma escola, já vou falar com o professor Herman, que é o secretário da Educação, e também pediu uma creche, que já está autorizada. Nós vamos fazer… Nossa meta… O ensino infantil, creche e pré-escola, criança até cinco anos de idade, é responsabilidade do Município. Ensino fundamental, Município e Estado; Ensino médio, Estado; Ensino Superior, Estado e Governo Federal.

Então, ensino infantil é Prefeitura, mas nós vamos ajudar as prefeituras. Nossa meta é fazer mil creches no Estado de São Paulo. Hoje, as mães, elas querem trabalhar, precisam trabalhar e a gente sabe que criança pequena, quanto menorzinho, mais cuidado precisa ter. Tem uma história árabe que perguntaram a uma mãe qual dos filhos ela mais amava e ela respondeu, ela disse: “O pequenino, até que cresça. O doente, até que sare. O ausente, até que volte”. O pequenino, até que cresça. Quanto menorzinho, mais cuidado precisa ter. Então, creche, alimentação correta, higiene, saúde, sociabilização, mamãe poder trabalhar, segurança de que a criança está bem cuidada. Depois além então, a creche já autorizada.

Depois, na área do esporte, nós tivemos aqui, terminamos esse ano, um investimento de R$ 260 mil no Complexo Esportivo do Distrito do Polvilho, que é outro distrito aqui importante da cidade. Depois, vamos começar uma grande obra. E eu me comprometo a voltar aqui, acho que eu vou ter que alugar uma casa aqui em Cajamar. Voltar no começo do ano, voltar no começo do ano para iniciar a SP-354. A SP-354, ela faz Cajamar, Campo Limpo, acho que passa também por Jarinu, não é isso? Vai até a Dom Pedro, uma grande obra. Ela vai ser inteirinha recuperada, recapeada, acostamentos, obras de segurança, terceira faixa e aqui em Cajamar, ela vai ser duplicada. Ela dá acesso ao bairro Dona Maria Luiza… Jardim Maria Luiza e quero também dizer o seguinte: eu tentei falar com a Karla Bertocco, que é a presidente da ARTESP, mas ela não… Vou conseguir falar a hora que sair daqui.

Nós vamos melhorar, cuidar com todo o empenho, para melhorar os acessos de Cajamar à Anhanguera. Então, isso envolve, nós já melhoramos muito a Anhanguera e a Bandeirantes, melhorando os acessos, viadutos, novas pistas. Hoje, são as melhores autoestradas do Brasil, então, em São Paulo, das 20 melhores autoestradas do Brasil, 19 no São Paulo. Praticamente, 90 e tantos por cento. E nós vamos cuidar para melhorar esses acessos. Depois, também queria colocar que já tem terreno liberado e nós estamos nos associando com o Governo Federal, complementando em São Paulo o Minha Casa Minha Vida. Porque aqui, especialmente na Região Metropolitana, imóvel é mais caro. Então se você for se limitar a 50, 60 mil reais, acaba não fazendo. Então nós vamos assinar com a presidenta Dilma 70 mil unidades que o Governo do Estado vai complementar os recursos do Minha Casa Minha Vida, para viabilizar aqui no Estado de São Paulo e em… E aqui em Cajamar, exatamente, diz o Daniel, são 311 famílias que vão realizar o sonho da casa própria.

Finalmente, nós estamos vindo aqui para liberar os recursos para infraestrutura urbana. São 38 ruas, avenidas, Distrito de Jordanésia, que vão ser pavimentadas. Isso é importante, porque tira a poeira, na época do inverno quanta gente não tem problema de asma, rinite, sinusite, amigdalite, faringite, uma série de problemas por causa de pó? No tempo da chuva é lama, não é? E ter que enfrentar o problema da lama. O desconforto, lugar que passa ônibus, bairros que se valorizam. Então, nós estamos fazendo uma parceria, a Prefeitura está entrando com um milhão e meio e nós estamos entrando com quatro milhões de reais. É uma… Ouviu, Edson? Cadê o Edson? É uma boa parceria, não é? A prefeitura entra com um e meio e nós entramos com quatro, não é?

Contam lá na minha cidade natal, em Pindamonhangaba, ouviu Luiz Fernando? Deputado? Contam lá em Pinda que tinha um médico, já antigo, não é daqui, não, muito antigo, que tinha a fama de muito econômico. Então, um alfaiate de nome Pascoal, do tempo antigo e tal, foi lá no doutor. Na hora de ir embora falou, “Ah, doutor, eu não tenho como pagá-lo, mas eu sou alfaiate, se o senhor precisar que um eu pregue um botão, eu estou ao seu dispor”. Aí, no outro dia, o doutor mandou um envelope com um botão dentro, dizendo assim: “Pascoal, pregue um paletó nesse botão”. Mas a nossa parceria aqui é boa, não é? Eu sei que… Tudo bem, olha, eu vou… Obrigado.

O prefeito, se precisar, a gente dá uma ajudinha pra ele, ele vai cuidar disso para a gente ter uma boa pista de skate aqui no Município. E aí, para inaugurar, o Castelo Branco vai estreá-la. Mas eu quero deixar um grande abraço, dizer da alegria de estarmos juntos aqui, todos em Cajamar, iniciando aqui obras importantes e, se Deus quiser, logo, logo, nós estamos de volta aqui para a gente poder comemorar outras conquistas. E fiquei feliz, eu vi aqui na chegada, quanta empresa nova vindo para Cajamar, quanto emprego vai ter aqui. A cidade crescendo, progredindo, os filhos podendo conseguir emprego, os trabalhadores, as pessoas de todas as idades podendo ter oportunidade de trabalho. Cajamar é hoje uma das mais progressistas cidades do estado de São Paulo. Boa logística, muito perto de São Paulo, numa região aqui de grande prosperidade, teve bom prefeito como o Messias, tem um bom prefeito como o Daniel e, especialmente, tem a população mais hospitaleira do Brasil.

Muito obrigado.