SP construirá estação de tratamento de esgotos em Santa Isabel

Cidade também recebe investimento do Fumefi de R$ 2,8 milhões para obras de pavimentação e recapeamento de vias municipais

sáb, 26/11/2011 - 14h31 | Do Portal do Governo

(Atualizado em 28 de novembro, às 12h10)

O governador Geraldo Alckmin assinou neste sábado, 26 de novembro, autorização para a construção de ETE (estação de tratamento de esgotos) no município de Santa Isabel. Serão investidos R$ 20 milhões na construção da ETE com capacidade para tratamento de 100% dos esgotos domésticos coletados na área urbana do município. A licitação está prevista para o primeiro trimestre de 2012.

Com esta obra, aproximadamente 65 toneladas/mês de carga orgânica atualmente despejadas deixarão de ser jogadas in natura no ribeirão Araraquara. “Nós vamos investir aqui R$ 20 milhões a fundo perdido para sair de zero para 100% de tratamento de esgoto. Será construída a Estação de Tratamento de Esgoto, os emissários, obras importantes aqui na cidade. Isso é saúde para a população e é turismo, nós vamos limpar a represa do Jaguari, muito importante de toda bacia do Paraíba do Sul”, declarou Alckmin durante o evento.

Também participaram do evento o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni e o superintendente do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, Alceu Segamarchi Jr.

Fumefi

Também na cidade, o governador Geraldo Alckmin assinou, por meio do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, autorização para investimento no valor de mais de R$ 2,8 milhões para obras de pavimentação e recapeamento de vias municipais. Estas vias são utilizadas por um grande fluxo de veículos de carga que transitam pela malha viária que dá acesso a importantes rodovias, como Prefeito Joaquim Simão, Presidente Dutra e D. Pedro II.

A população atendida será de cerca de 8 mil pessoas e prevê a geração de 100 empregos diretos e 200 indiretos, segundo informações fornecidas pela Prefeitura. “Estamos liberando recursos do Fumefi para asfalto, creche também para o ensino infantil e o desassoreamento do ribeirão Araraquara, que é o ribeirão que atravessa a cidade”, explicou o governador sobre investimentos na cidade.

O Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) foi criado em 1974 por meio de Lei Complementar Estadual para financiar e investir em projetos de interesse da Região Metropolitana de São Paulo, como planejamento integrado do desenvolvimento econômico e social, uso do solo e saneamento básico.

Da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e da Secretaria do Desenvolvimento Metropolitano