Governador discursa na Plenária da Agenda Metropolitana de Campinas

Geraldo Alckmin, governador: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos reunidos aqui nesse dia tão importante da agenda metropolitana de Campinas. Saudar o presidente da […]

sex, 11/11/2011 - 10h45 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin, governador: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos reunidos aqui nesse dia tão importante da agenda metropolitana de Campinas. Saudar o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Barros Munhoz.Quero dizer aos prefeitos para que sustentem o povo, mas não gastem demais. Saudar aqui o prefeito anfitrião de Campinas, Demétrio Vilagra. Senador da República que nos alegra com sua presença, representante do nosso estado no Senado Federal, senador Aloysio Nunes Ferreira Filho. Vereador Pedro Serafim Júnior, presidente da câmara municipal de Campinas. Dr. Luiz Torrano, juiz de Direito e diretor do Fórum. Monsenhor João Luiz Favero, respondendo pela Arquidiocese de Campinas. Saudar todos os pastores, representantes das várias igrejas. Deputados federais, deputada Aline Correia, deputado federal Carlos Sampaio, deputado federal Jonas Donizette, deputado federal Paulo Freire, deputado federal Vanderlei Macriz. Deputados estaduais, Célia Leão, deputada estadual Ana Perugini, deputados estaduais, Rogério Nogueira, Gerson Bittencourt, Beto Trípoli, André do Prado, Cauê Matriz, Chico Sardelli, Eduardo Coelho, nosso sempre deputado. Reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa. Reitora da PUC, Angela Engelbrecht. Prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, que preside o Conselho de Desenvolvimento da região metropolitana. Prefeita de Holambra, a Margarete. De Americana, o Diego. Artur Nogueira, o Marcelo. Cosmópolis, o Dr. Antonio. Engenheiro Coelho, a Rose. Hortolândia, Perugini. Indaiatuba, Reinaldo Nogueira. Itatiba, o Fattori. Jaguariúna, Gustavo Reis. Nova Odessa, San Martin. Paulínia, José Pavan. Santa Bárbara do Oeste, Dr. Mário Heins. Santo Antonio da Posse, Norberto. Sumaré, Bacchin. Valinhos, o Marcos. Vinhedo, o Milton Serafim. E Monte Mor, Carlos Roberto Brevi.

Estão também conosco o Carlos Nelson Bueno. O Carlos Nelson Bueno, o Barros Munhoz, eu, e pode ser que tenham mais alguns, fomos todos prefeitos no ano de 1976. E o nosso mandato foi tão bom que o povo pediu para ser prorrogado. Virou de quatro pra seis anos. Saudar aqui o Carlos Nelson Bueno. Atibaia, o Dr. Denig. Morungaba, José Roberto Zen. Deputado estadual Edmir Cheid. A Cristina Carrara, diretora da Agemcamp. Os presidentes de empresas, fundações, dirigentes dos nossos órgãos institucionais. Representantes de sindicatos, associações, secretários de estado. Quero saudar a todos, cumprimentando o secretário Edson Aparecido, secretário de Desenvolvimento Metropolitano. O Edmur Mesquita, Cristina Carrara, fizeram um trabalho intenso nessas últimas semanas. Agradecer a presença honrosa de cada um de vocês nesta reunião aqui de trabalho, uma saudação afetiva a Teresa Cristina, lembrando com carinho o Magalhães Teixeira, nosso querido Grama. Uma palavra também aqui de carinho para Maria Helena Guimarães de Castro, que foi nossa secretária de Estado, campineira.

Nós estamos iniciando uma agenda, que não termina aqui, mas que começa aqui. Mas já dando um início importante pra poder ir cumprindo e agregando novas iniciativas. Então, na área da Defesa Civil, terminando hoje o dia, nós vamos para Sumaré, onde vamos falar com o prefeito Bacchin e ajudar o município. Estamos liberando recursos da Defesa Civil, para travessia de córrego e áreas que foram atingidas lá pelas chuvas. E também uma ajuda para o Pronto Socorro municipal, lá da cidade, que também foi atingido pelas chuvas.

Está aqui conosco a secretária de Justiça, a Dra. Eloisa Arruda. Nós temos o primeiro CIC de Campinas, Centro de Integração de Cidadania, aqui no bairro Vida Nova. Nós estamos autorizando aqui o Crave, que é o Centro de Referência de Apoio à Vítima; essa será a primeira unidade fora de São Paulo de atendimento. Teremos também, no mesmo local, uma base comunitária da Polícia Militar, e uma central de egressos, para apoiarmos os presos que deixam o sistema penitenciário, para que possamos ajudá-los a se reintegrar no mercado de trabalho. Fico feliz em ter hoje aqui o diretor do Fórum, a quarta etapa da Cidade Judiciária de Campinas. Vamos começar a quarta etapa, e aí completamos a Cidade Judiciária, onde era o antigo DR aqui de Campinas, que foi aproveitado lá, onde foram reinstaladas todas as varas da justiça que atendem Campinas e região. Também teremos um novo fórum em Hortolândia.

Na área da Cultura, está aqui conosco p secretário Andréa Matarazzo, e nós estamos estudando um meio para descentralizar a Cultura, para não precisar ir todo mundo a São Paulo. Realizar musicais, pinacoteca, grandes eventos culturais, teatrais, em outras regiões do Estado, além da capital. Deveremos construir em Campinas um novo teatro, na terra do maestro Carlos Gomes, terra do poeta Guilherme de Almeida, terra da criatividade e do conhecimento. Dizem, Aloysio, que a professora perguntou ao Guilherme de Almeida, quando ele era criança: “Menino, o que você quer ser quando crescer?”. E ele respondeu: “Campineiro”. Quer dizer que Campinas não é fraca não!

Está aqui conosco também o deputado Márcio França, secretário de Turismo, e nós vamos ter muitas oportunidades. A abertura da Copa do Mundo em 2014 vai ser em São Paulo, mas nós vamos ter muitos centros para receber as delegações do mundo todo. E o que é preciso ter perto para alojar essas delegações da Copa do Mundo? Rede hoteleira e aeroporto são as duas exigências. Essa região tem ambos: tem rede hoteleira e tem aeroporto. Então nós vamos poder alojar aqui muitos dos times das delegações estrangeiras que virão para a Copa do Mundo aqui no Brasil. E estamos liberando os recursos para Holambra: 1,9 milhões para as obras do Parque Linear de Holambra, que é uma cidade turística.

Está aqui conosco o deputado Julio Semeghini, que é secretário de Gestão Pública, e nós, em janeiro, passamos o DETRAN. Tiramos da Segurança Pública e passamos pra Secretaria de Gestão, no padrão do Poupatempo. Rápido, eficiente, desburocratizado, o máximo possível de atividades realizadas via internet. Antes, o jovem que tirasse a carteira de motorista tinha apenas a carteira provisória, e quando ele fosse renovar, teria que ir três vezes ao CIRETRAN e ir ao banco, para depois ter a carteira definitiva. Se ele não teve nenhum acidente, nada grave, ele não vai precisar ir nenhuma vez ao CIRETRAN. Apenas deposita a taxa via bancária, ou se quiser, pela internet e recebe uma cartinha em casa. E hoje nós assinamos com o prefeito Demétrio, prefeito de Campinas, para fazer aqui a nova CIRETRAN, com o padrão Poupatempo de atendimento para os motoristas. Com isso vamos liberar em todo o estado de São Paulo 1.300 policiais, delegados, investigadores, escrivães, que deixaram de fazer esse trabalho para se dedicar à segurança pública. E novos contratar novos funcionários para o trabalho da nova CIRETRAN.

O Legislativo, a tripartição do poder, é necessária. Repartição de competências, controle. Essa é a lógica do sistema democrático. E uma das principais tarefas do Legislativo é orçamentária, para a destinação dos recursos públicos. Vamos liberar verba para Americana, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Pedreira, Santa Bárbara, Engenheiro Coelho, Itatiba, Hortolândia… Todas elas frutos de indicações de emendas parlamentares que vão ajudar os municípios pra executar obras na sua cidade.

Na agricultura, está aqui a Dra. Mônica Bergamaschi. Nós estamos autorizando a recuperação dos prédios do Instituto Agronômico de Campinas; restauração do prédio D. Pedro II, e do prédio Conselheiro Prado, que fará no ano que vem 100 anos, é de 1912. Nós vamos completar a restauração do prédio D. Pedro II, que já uma parte foi restaurada, e fazer a restauração do Conselheiro Prado. E autorizamos a nomeação para a CAT de Campinas, de 15 agrônomos, três veterinários. E para APTA aqui de Campinas, 21 técnicos, 13 já empossados, três pro Biológico, 15 pro Instituto Ital, e mais 11 para o Instituto de Zootecnia. Nós vamos dar uma boa recuperada nos institutos: Ital, IZ, IAC, investimento, recursos humanos, apoio à pesquisa, e já estamos estudando a questão de carreira dos pesquisadores científicos do nosso estado. Queria, também, dizer ao prefeito de Americana, o Diego, que nós temos aqui uma área do IZ, do Instituto de Zootecnia, que vamos ceder uma parte para o aeroporto de Americana para que ele possa atender.

Queria saldar, também, o deputado estadual Antônio Mentor, que está aqui conosco. Nós estamos liberando os recursos para fazer os projetos estratégicos metropolitanos, e a Agemcamp decidiu que todos os 19 municípios vão ter o trabalho de vídeo-monitoramento: entrou na cidade, você já é monitorado. Parabéns, pois escolheram muito bem os 19 municípios para o trabalho de vídeo-monitoramento, que terá uma verba de R$ 11,4 milhões.

Na educação, está aqui o professor e secretário HermanVoorwald. Nós temos as novas escolas que vão ser construídas, ampliadas, em toda região. Só em Campinas serão sete novas escolas, que serão construídas. Uma parte das escolas será no modelo de tempo integral, o Ensino Médio, que é o grande desafio. Teremos também os CELs, os Centros de Línguas. Nós temos dois aqui em Campinas, na escola Mário Natividade e Orlando Signorelli, e nós vamos ter agora também CELs, Centros Estaduais de Línguas, em Jaguariúna, mais três em Campinas na escola Orozimbo Maia, Padre José dos Santos, Professor Milton Tolosa. Vamos ter em Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Hortolândia, Paulínia, e vamos ampliando para os 19 municípios aqui da região. Então nós vamos dar prioridade absoluta à questão dos Centros Estaduais de Línguas, na nossa rede estadual.

Em Campinas nós já temos a Etec, aliás, temos duas. E, saindo daqui, nós vamos na Etec Conselheiro Antônio Prado, pois ao lado nós vamos fazer o Via Rápida; vamos fazer um bloco, um prédio, que são cursos rápidos profissionalizantes de 80, 100 e 200 horas. Quem estiver desempregado e não estiver recebendo o Seguro-Desemprego, nós daremos uma bolsa de R$ 330, pra ele poder estudar. Está aqui a professora Laura Laganá, e o Paulo Barbosa. Eu vou dar exemplo de alguns cursos: assistente administrativo, logística, vitrinismo, vendas, operador de empilhadeira, garçom ou garçonete, turismo receptivo, técnica de vendas, ajudante de cozinha, eletricista instalador, soldador, mecânico, pedreiro, assentador de tijolo, motorista de caminhão, operador de máquina, instrumentação, mestre de obras, operação de editoração eletrônica, enfim, cursos rápidos, que a pessoa faz em um mês e já sai empregada. Ao lado da Etec. E, do outro lado, nós vamos fazer a Fatec, trazer a primeira Faculdade de Tecnologia para Campinas; curso gratuito, três anos, faculdade, tecnólogo, previsto o curso de processos químicos e sistemas de telecomunicações. Dois cursos modernos, importantes, com uma nova Fatec, a primeira aqui de Campinas.Vamos fazer uma nova Etec também em Sumaré. Sumaré está crescendo muito, há muita necessidade no mercado de trabalho. E estamos estudando também Itatiba para avançar com a Faculdade de Tecnologia.

Aqui está conosco o deputado Rodrigo Garcia, secretário do Desenvolvimento Social. O estado de São Paulo é muito rico; o nosso PIB é maior que o da Argentina. Na economia da América do Sul, o primeiro é o Brasil, segundo é São Paulo, terceiro Argentina, em quarto a Colômbia; depois vai caindo. Mas mesmo assim há pessoas abaixo da linha da pobreza, que estão na miséria. A ONU estabeleceu o que é que é uma pessoa estar abaixo da linha da pobreza: Ela ter como renda menos de US$ 1,25 por dia. O que seria, aqui, no Brasil, R$ 70,00 per capta/mês. Então, uma família com quatro pessoas, se tiver menos de R$ 280,00 por mês, ela está abaixo da linha da pobreza.

Nós temos perto de 300 mil famílias, um milhão de pessoas nesse estado. Nós vamos fazer um esforço pra erradicar a miséria, acabar com a miséria. Então, o primeiro trabalho, é a busca ativa. Onde estão essas pessoas? Nós estamos fazendo com as prefeituras, começamos com as seis cidades mais pobres do estado; não tem nenhuma aqui na região. Mas nós vamos chegar aqui até 2014, e vamos atingir todo o estão de São Paulo. Quem estiver fora do programa de renda, entra no programa de renda. Aliás, o programa de renda mínima começou em Campinas, à época do prefeito Magalhães Teixeira, foi o precursor. E nós estamos unindo os programas: fizemos uma assinatura com a presidenta Dilma, e nós vamos unir o Bolsa Família e o Renda Cidadã, de São Paulo. E nós vamos vir aqui para a região. Está aqui o Davi Zaia, que é Campineiro, bancário, foi presidente do Sindicato dos Bancários, e agora virou banqueiro, porque ele preside o Banco do Povo. Mas um banqueiro generoso, porque a primeira medida dele foi abaixar a taxa de juros. A taxa era de 0,7, e nós abaixamos essa semana para 0,5% ao mês. São os juros mais baratos do Brasil! E o empréstimo era R$ 7,5 mil cada microcrédito, e passamos para R$ 15 mil o crédito para os pequenos empreendedores. A manicure, cabeleireira, mecânico, vendedor de roupa, quem tem um carrinho de hot-dog, qualquer empreendedor. E queremos fortalecer essa cultura do empreendedorismo. Se pegarmos os grandes negócios do mundo moderno, da economia criativa, todas nasceram em uma garagem, no fundo de quintal. Queremos estimular o empreendedorismo, os pequenos empreendedores. O Banco do Povo, nós estamos fazendo o quinto mutirão, nesse momento. O ano que vem teremos R$ 150 milhões de financiamento, e queremos atingir, rapidamente, R$ 1 bilhão de financiamento para pequenos empreendedores. Qual é o percentual de inadimplência? Menos de 2%. O Mário Covas dizia: “Rico, quando deve, vai pra Paris…”.Gente simples quando deve não dorme de noite. Paga religiosamente a conta.

Está aqui conosco o Professor Giovanni Cerri, Secretário da Saúde. Nós estamos liberando R$ 5,2 milhões para o Hospital das Clinicas da UNICAMP, R$ 3,2 milhões pra reforma de enfermaria e leito de UTI, R$ 2 milhões para a Santa Casa de Campinas, e mais R$ 600 mil pra reforma do Hospital Municipal Mário Gatti. E também agora em Sumaré vamos liberar os recursos para o pronto socorro. Está aqui o Deputado Sílvio Torres, da Secretaria da Habitação. Nós deveremos ter entre construção de moradias e urbanização de bairros que precisam de infraestrutura, bairros de sub-moradia, 5.054 unidades, quase R$ 400 milhões de investimentos aqui na região da Campinas. E é muito importante nós termos terreno para gente poder avançar. E vamos complementar o ‘Minha Casa Minha Vida’. Em São Paulo é mais caro o terreno. Se passar do ‘Minha Casa Minha Vida’, o governo complementa o subsídio com os recursos do Estado. Nós vamos alavancar também o ‘Minha Casa Minha Vida’ para poder acelerar aqui em São Paulo.

Segurança Pública: está aqui o Secretário Antonio Ferreira Pinto. Nós vamos criar em Capinas, autorizamos hoje, a segunda delegacia seccional de Campinas, na região oeste da cidade. Beneficiará Campinas e também Indaiatuba. Vamos ter a liberação dos policiais civis que estão no DETRAN. Fizemos concurso para investigador e escrivão. Vamos ter mais 123 policiais civis, escrivães e investigadores. Já mandamos para cá 460 novos policiais militares e na formatura agora, da semana passada, virão mais 100. E nós vamos ter mais uma formatura de soldados no mês de dezembro. E tecnologia: até janeiro todos os carros da Polícia Militar – está aqui presente o Comandante-Geral da Polícia Militar, o Coronel Camilo – terão o tablet, tecnologia embarcada. O policial em todas as viaturas entra na computação, já sabe se o carro que ele verificou é roubado, se a pessoa que ele está entrevistando é fugitiva, tem passagem na polícia, enfim, todos os carros com tablet, um avanço de ordem tecnológica. Se a gente comparar 2001 com 2011, no estado de São Paulo, a queda foi de mais de 60% no número de homicídios. Em Campinas a queda foi de 70%, foi melhor do que o estado. Mas essa é uma guerra que a gente tem que vencer batalha todo dia, 24 horas por dia. E nós vamos suar a camisa pra poder fazer mais ainda em termos de segurança pra população. Os números exatos são: 87 investigadores a mais, 72 escrivães a mais, 100 policiais militares imediatamente, 167 para o CPI, 9 de Piracicaba, e 191 viaturas 0km até janeiro, reforçando o policiamento aqui da região. Vamos também reformar os nossos prédios da Polícia Científica e Polícia Civil.

Na área do Meio Ambiente estamos passando para o município o Parque Monsenhor Salim, que antes era do Estado. Estamos transferindo para a prefeitura. Estamos autorizando pra Artur Nogueira R$ 17,4 milhões. Nós temos um programa chamado Água Limpa, nas cidades que não são operadas pela SABESP. As que são operadas pela SABESP é obrigação da SABESP; as que não são, estamos liberando dinheiro para tratar esgoto. Então Artur Nogueira terá construção de lagoa de tratamento de esgoto, que vai ajudar muito a cidade. Também estamos autorizando, Gustavo Reis, Jaguariúna, a nova estação de tratamento de esgoto que vai também ajudar muito a cidade para ela chegar no 100% de esgoto tratado. E Nova Odessa também implantação, de uma nova ETE. Estamos terminando Pedreira e Santo Antonio da posse.

Queria também trazer uma palavra sobre Transporte Metropolitano. Está aqui o campineiro, que é o Jurandir Fernandes, professor da UNICAMP. Nós vamos ter um expresso, não é isso, Jurandir? O Expresso Campinas-Hortolândia. Acho que tão aí fora os ônibus. Os ônibus estão aí fora. Já começa o Expresso Campinas-Hortolândia. E vamos terminar o Corredor Noroeste. Vamos iniciar o ano que vem o trecho Nova Odessa-Americana-Santa Bárbara, R$ 90 milhões serão investidos no Corredor Noroeste. Então nós vamos recuperar um trecho e melhorar o Corredor Noroeste, que é um corredor de pneu, que beneficia toda região, e fazer chegar o corredor lá em Santa Bárbara D’Oeste. Aí a gente completa o corredor metropolitano.

Queria também dizer do nosso integral apoio ao trem de alta velocidade, ao TAV, R$ 40 bilhões de investimentos. Importante para Campinas, pra São Paulo, pro Rio de Janeiro, interligando aeroportos, Viracopos que é o aeroporto que mais cresceu no Brasil, e já passou de cinco milhões de passageiros. Segundo aeroporto em número de passageiros que mais cresceu no mundo foi Viracopos. Então ligando Viracopos, Campinas, São Paulo, o Campo de Marte, Guarulhos, Cumbica, São José, aeroporto, Volta Redonda, aeroporto, Galeão e Rio de Janeiro. É um projeto federal, mas que São Paulo dará total apoio. O que nos cabe é o trem metropolitano. É o transporte metropolitano entre cidades, não entre capitais. Então nós já lançamos uma PPP, São Paulo-Jundiaí. Para você poder ir de Jundiaí a São Paulo em 25 minutos, sem nenhuma parada. Autorizei o Jurandir Fernandes para estudar também o trem metropolitano aqui de Campinas, para complementar o TAV, o trem de alta velocidade.

A outra, em relação à logística, pra encerrar aqui da região esta agenda, a questão de transportes, aqui está o secretário Saulo, a presidenta da agência, nossa ARTESP, Karla Bertocco. Nós temos um programa de vicinais em andamento, Indaiatuba-Campinas, Indaiatuba-Elias Fausto, Sumaré-Hortolândia, a fábrica da Honda que está ficando pronta. Aqui em Campinas temos a duplicação da estrada dos Amarais, junto com a prefeitura de Campinas, que é a Avenida Comendador Aladino Selmi. Em Holambra, a vicinal Holambra-Cosmópolis. E além destas vicinais, nós temos em Valinhos um dispositivo em desnível, uma obra de R$ 14 milhões, que está ficando pronta lá em Valinhos. Em Vinhedo estamos autorizando uma obra nova de R$ 6,9 milhões na SP 332; nós teremos ciclovia, calçadas, baias de ônibus de escape, adequação de rotatórias. Obras importantes também para Vinhedo. Amanhã cedo vamos autorizar a licitação de uma grande obra. Que é uma luta do Presidente Barros Munhoz de muitos anos, dos prefeitos, do Hamilton, de todos os prefeitos, que é a duplicação da SP 95, Rodovia João Beira, R$ 116 milhões, Jaguariúna-Pedreira-Amparo. Nós vamos amanhã visitar Pedreira e Amparo. O projeto está concluído, e em janeiro a obra estará licitada. SP-306 Comendador Américo Emílio Romi, Santa Bárbara-Capivari, R$ 27,7 milhões para recuperação, recapeamento e pavimentação dos acostamentos. Teremos também obras importantes na Anhanguera, em Nova Odessa. Nós teremos a duplicação do acesso de Nova Odessa, obra já com o projeto concluído, licitação da obra em janeiro do ano que vem, R$ 16,5 milhões aplicados; Rodovia Luiz de Queiroz, em Americana, projeto concluído, licitação em janeiro, o acesso à entrada de Americana, R$ 7,6 milhões. Ainda, na Rodovia Luiz de Queiroz, Santa Bárbara d´Oeste, remodelação também do dispositivo de entrada, licitação em janeiro, R$ 6,2 milhões.

E estamos autorizando quatro projetos, que ainda não tínhamos licitado, SP-63; Itatiba-Bragança, implantação de terceiras faixa e recapeamento, 60 milhões, e já autorizamos o projeto executivo; SP-73 Luiz da Cunha, recapeamento e pavimentação de um trecho em Campinas, 18 milhões; Rodovia 306 Luiz Ometto, Santa Bárbara-Iracemápolis, também recapeamento e recuperação. E aqui uma obra importantíssima, 90 milhões aplicados no Aeroporto de Viracopos. Uma grande obra, extremamente necessária. Temos por meio da ARTESP, com obras em andamento aqui em Cosmópolis, várias obras aqui na região de Artur Nogueira, Jundiaí-Itatiba, que está sendo duplicada. Temos na SP-332, também obras importantes, são 60 milhões, implantação de marginais na SP-332, Itatiba; implantação de marginais aqui em Campinas, mais 30 milhões; e Campinas-Paulina, e a Dom Pedro I, SP-65; nós temos aqui em Campinas o Trevo dos Amarais, R$ 23 milhões, início janeiro; acesso à Barão Geraldo, R$ 7 milhões e início, janeiro; Trevo do Carrefour, 5,7 milhões, início, janeiro e acesso ao anel viário, R$ 2,7 milhões, início em janeiro. Além das marginais Campinas-Valinho, início também em janeiro.

E queria também dizer o seguinte. Nós começamos um projeto piloto em relação ao pedágio chamado ponto a ponto, então começamos pela rodovia SP-75, Sorocaba-Campinas, então vamos dar um exemplo prático: a pessoa paga pelo o que ela usa da estrada. Para isso, todo carro precisa ter o chip, o TAG, toda estrada precisa ter os arcos para registrar quando a pessoa sai da estrada. Então, nós começamos pela Rodovia Santos Dummont, Sorocaba-Campinas, com nove arcos que o Governo vai executar, e será de graça. A pessoa não paga para comprar o chip e não paga mensalidade. E vai funcionar como pré-pago, que nem telefone: a pessoa enche o chip, e ele passa pelo pedágio e vai descontando, e ele só paga aquilo que ele usa. Então vamos dar um exemplo prático de Indaiatuba, Reinaldo. Quem sai hoje de Indaiatuba e vem para Campinas, paga R$ 10,10, correto? Pelo novo modelo, pelo trecho percorrido, ele vai sair de Indaiatuba e vai vir para Campinas e vai pagar R$ 4,10, para o chamado ponto a ponto. Vamos dar um exemplo de Itatiba. Itatiba tem um bairro na divisa, do lado da praça do pedágio e não tem vicinal, não tem jeito de sair dali. Então hoje paga R$ 2 está certo? Vai pagar o trecho percorrido, R$ 0,60.Esse mesmo modelo, nós vamos levar para Jaguariúna, para o trecho da SP-340; aliás, hoje nós estamos entrando com uma medida judicial, pedindo a devolução da concessão. Entramos hoje na Justiça. Porque naquele trecho era previsto duas praças, metade do preço, e foi feita uma praça só com preço integral. Como já passou de dez anos, não tem como fazer administrativamente, vai ser via judicial, demos entrada hoje pedindo o retorno da concessão. Aliás, aqui tem um mapa que mostra bem todas essas obras. Então esse modelo ponto a ponto, começamos pela Santos Dummont. Vou dar outro exemplo, quem sai de Indaiatuba e vai para Viracopos pegar o avião, R$ 10,10. Quem sai de Indaiatuba e for pegar o avião em Viracopos, que está pertinho, pagará R$ 0,90. Em compensação, quem saísse de Sorocaba e entrasse em outra cidade antes de Indaiatuba não pagava nada. Porque saiu antes do pedágio, vai pagar um pouquinho. Então todo mundo pagando pelo trecho rodado vai ser mais justo, e nós vamos fazer um esforço de que todo recurso que entrar a gente conseguir baratear o chamado quilômetro rodado. Então, o programa ponto a ponto, começa aqui por Campinas.

O rodoanel, Magalhães-Teixeira, ele vem lá da Dom Pedro e para na Anhanguera; então, até peço ao prefeito Demétrio, para a gente acelerar ao máximo. Porque a concessionária às vezes tem razão, às vezes não tem, por isso que às vezes tem problema de documentação, problema de trajeto da continuidade do Rodoanel. Mas nós vamos multar a concessionária, vamos ter um crédito a favor do Governo pelo atraso. E demos a ela o prazo máximo de 31 de março. Nessa data começa a continuidade do anel viário Magalhães Teixeira até a Bandeirantes. Com a duplicação da SP-324, Vinhedo-Itupeva-Viracopos, nós estamos criando toda a logística regional metropolitana para poder melhorar o acesso a Viracopos, grande aeroporto de São Paulo.

Mas eu quero agradecer e deixar aqui um grande abraço, e dizer que isso aqui não se encerra, mas antes inicia uma agenda metropolitana, que é a Agemcamp. Como melhoramos o transporte regional? Quais são os gargalos? Como é que equacionamos as questões de Saneamento Básico, Saúde, Educação, Segurança na região? Mas dizer que a parceria entre São Paulo e Campinas é como a de Coutinho e Pelé. Muito obrigado!