SP assina convênio para construção de ETE em Taquaritinga

Obra faz parte do Programa Água Limpa, que visa a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida e saúde da população

seg, 14/11/2011 - 14h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário-adjunto do Saneamento e Recursos Hídricos, Rogério Menezes, e do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr., assinou nesta segunda-feira, 14 de novembro, em Taquaritinga, convênio para a construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgotos).

A obra faz parte do Programa Água Limpa. O Governo do Estado, por intermédio do DAEE, investirá R$ 14,5 milhões e a prefeitura cederá o terreno. Em virtude da Prefeitura já ter o projeto e as licenças ambientais para implantação da ETE, a assinatura do convênio viabiliza a abertura do processo de licitação para execução das obras.

“A previsão da obra é de 23 meses. A cidade tratava 0% de esgoto, ela até coletava, mas não tratava. Nós vamos tirar 90 toneladas de esgoto sanitário; aqui não é Sabesp, a responsabilidade é da prefeitura, então, nós estamos transferindo esse dinheiro para a prefeitura, R$ 14,5 milhões. Com isso vai para 100% de esgoto coletado e tratado”, ressaltou Alckmin.

A Estação de Tratamento de Esgotos terá 2 reatores UASB, 2 filtros biológicos aeróbios, 2 tanques de decantação secundária e 1 sistema de desinfecção por cloração), além de emissários de esgotos e estação elevatória.

A implantação do sistema vai possibilitar o tratamento dos esgotos sanitários de 100% da população atual de Taquaritinga – que é 48,6 mil habitantes – e com capacidade para os 67 mil habitantes estimados para 2031. Aproximadamente, serão coletadas 90 toneladas/mês de carga poluidora, proveniente do esgoto doméstico lançado “in natura” nos Ribeirão dos Porcos, afluente do Rio São Lourenço, que deságua no Rio Tietê.

Do DAEE