Estado expõe ações sustentáveis em fórum em Paulínia

Alckmin destacou incentivo ao aumento de produção de etanol e isenção do ICMS das sacolas reutilizáveis

sáb, 12/11/2011 - 14h04 | Do Portal do Governo

Durante o encontro da Agenda Metropolitana de Campinas, o governador Geraldo Alckmin participou neste sábado, 12 de novembro, do II Forúm de Sustentabilidade, na cidade de Paulínia.

O evento marcou a abertura da 2ª edição do Festival de SWU (Start With You), que além de música e entretenimento, debate ações norteadas pela vida sustentável.

Alckmin destacou as mais recentes iniciativas empreendidas pelo governo do Estado no que diz respeito à qualidade de vida e preservação de recursos naturais. “Estamos incentivando o aumento da produção do etanol no nosso Estado, que já é um dos maiores produtores mundiais dessa energia limpa. Também vamos retirar a cobrança do ICMS das sacolas reutilizáveis para que a sacola plástica seja abolida”, destacou o governador.

“A partir do dia 25 de janeiro de 2012 os supermercados de todas as nossas 645 cidades deixarão de utilizar a sacola descartável”, enfatizou Alckmin, ressaltando que o governo, por meio da Sabesp, irá intensificar as campanhas contra o desperdício de água.

Ao parabenizar a ousadia dos idealizadores do festival e o apoio de autoridades locais, o governador reconheceu também a importância mundial do evento na tarefa de conscientização pelo bem-estar socioambiental. “Diria que Paulínia é hoje a capital mundial da sustentabilidade. Não há nada mais importante que unir cultura, entretenimento em um ambiente sustentável. São ações que resultam em mais qualidade de vida e justiça social”.

Após suas declarações, o governador assistiu à apresentação da Orquestra do projeto Guri, que trouxe músicas dos Beatles e executou um “parabéns pra você” especial para o cantor norte-americano Neil Young, aniversariante do dia.

O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da Capital, com 13,5 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura.

Do Portal do Governo de São Paulo