Alckmin discursa sobre aniversário do Hospital Sírio Libanês

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Queridíssima Ivette Rizkallah, presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras do hospital Sírio-Libanês; João Paulo Chap Chap; nosso vice-governador, Guilherme Afif […]

qui, 10/11/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Queridíssima Ivette Rizkallah, presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras do hospital Sírio-Libanês; João Paulo Chap Chap; nosso vice-governador, Guilherme Afif Domingos; Dona Silva; prefeito da capital, Gilberto Kassab; professor Giovanni Cerri, secretário do Estado de Saúde; Dra. Luciana; amigas, amigos, uma grande alegria. Uma data maravilhosa; 90 anos, uma verdadeira epopeia. Esse hospital que hoje é um orgulho, que é um hospital que o Brasil, uma referência mundial, ele é fruto da garra das mulheres, do amor das mulheres, a capacidade de acolhimento das mulheres.

Era difícil imaginar que em 1921, quando a cidade de São Paulo não tinha ainda feições provincianas, perto de 600 mil habitantes, começava a ser transformar pela sua vocação industrial, seu dinamismo comercial, para qual deu uma enorme contribuição a comunidade Sírio-Libanesa, no crescimento, na economia de São Paulo, e se pudesse construir uma instituição com a dimensão, o significado médico-cientifico de pesquisa de ponta que tem hoje o Hospital Sírio-Libanês. Mas esta é a marca da comunidade Sírio-Libanesa; a generosidade, a solidariedade, enxergar… Então a nossa palavra é dizer que, se existe o orgulho justo, esse é o orgulho justo que São Paulo e o Brasil têm. E que olha para o futuro, comemora 90 anos dizendo: “Vai dobrar o hospital Sírio-Libanês”; R$ 600, 700 milhões de investimentos. Grandes investimentos no Brasil em alta tecnologia, equipamentos e filantropia.

Nós temos aqui com a Estado, convênios na área de transplante de fígado, totalmente gratuito para a população do SUS; câncer de Mama, todo o tratamento, inclusive cirúrgico, e quero dizer que a organização social, a OS Sírio-Libanês vai para a nossa alegria, levar a sua expertise, assumindo o hospital do Estado do Grajaú, aqui na região Sul de São Paulo, e a nossa AME também, lá da Zona Sul de São Paulo.

Mas quero é dizer da alegria até como médico, né? A gente admira, até brilha os olhos quando a gente vem ao Sírio Libanês. Ver essa medicina de ponta… Um dia desses, eu fui ao Hospital das Clínicas; o professor Giovanini Cerri, que é radiologista, me falava do Síncrotron: “Olha, isso aqui que você está vendo é o Síncrotron, que é pra medicina nuclear para produzir radioisótopos”. E o radioisótopo é o que vai possibilitar a medicina nuclear de tratamento e diagnóstico, acompanhamento de câncer, o PET, que você verifica todo o corpo humano, detectar metástase, orientar diagnóstico… Tudo isso aqui foi dado pelo Sírio Libanês, nos ajudando na medicina, a mais avançada, em pesquisa para o avanço da ciência. Por isso a nossa palavra, como do prefeito de São Paulo, é dizer: “Nós viemos aqui para agradecer, porque vocês transformaram sonho em realidade”. Parabéns.