Fussesp firma convênios com 15 municípios do interior

Por meio da parceria, serão implantadas Praças de Exercícios do Idoso e projetos de Geração de Renda

qui, 03/11/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, assinou nesta quinta-feira, 3, convênios com 15 municípios para implantação de Praça de Exercícios do Idoso e projetos de Geração de Renda. Cada cidade receberá R$ 15 mil.

Os municípios de Arco-Íris, Brodowski, Chavantes, Estiva Gerbi, Itupeva, Mirandópolis, Paulistânia, Rio Claro, Santa Ernestina, Santo André e Tatuí implantarão a Praça de Exercícios do Idoso. A cidade de Duartina, que também receberá o repasse, implantará a segunda Praça, passando a ser o primeiro município do Estado a ter dois equipamentos como este. Já as cidades de Herculândia, Sales Oliveira e Santa Gertrudes ampliarão os projetos de qualificação com o repasse do programa de Geração de Renda.

“Geração de Renda é a oportunidade de oferecer cursos de qualificação, de graça, beneficiando as pessoas mais carentes, dando oportunidade para que elas aumentem suas rendas ou consigam um emprego na área que foram capacitados. Já as Praças de Exercício dos Idosos é uma forma de estimular os idosos a saírem de suas casas para praticar exercícios físicos, estimulando o corpo e a mente”, ressaltou Lu Alckmin.

Sobre a Praça do Idoso

A Praça de Exercícios do Idoso, implantada com o objetivo de prevenir quedas, conta com seis estações ergométricas para fortalecimento da musculatura, melhoria do equilíbrio e da mobilidade física. Os principais equipamentos instalados são rampa, escada, rolo e rotor de punho, pedais e barras para exercícios de sentar e levantar.

O projeto foi doado ao Fussesp pelo médico nefrologista Egídio Lima Dórea, com especialização em geriatria. A implantação da primeira unidade, em outubro de 2008, no Parque da Água Branca, foi uma parceria entre a Nossa Caixa por meio da Associação dos Amigos do Parque da Água Branca. De 2009 até o momento, o Fussesp já assinou 265 convênios com os municípios paulistas para implantação da Praça.

Do Fussesp