São Paulo será sede da abertura da Copa do Mundo 2014

Fifa confirmou a cidade como local do evento; capital se prepara e faz investimentos para sediar o maior torneio de futebol do mundo

qui, 20/10/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h38)

A Fifa anunciou nesta quinta-feira, 20, a cidade de São Paulo como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. A primeira partida de futebol do torneio está confirmada para acontecer na cidade no dia 12 de junho de 2014. O governador Geraldo Alckmin e o prefeito da capital Gilberto Kassab acompanharam o anúncio, ao vivo, do canteiro de obras do estádio que sediará os jogos em Itaquera, na zona leste.

“É com grande alegria que nós recebemos o anúncio de que São Paulo terá a abertura da Copa do Mundo. Mais de meio século depois, 64 anos depois, o Brasil recebe a Copa do Mundo e é uma grande alegria. São Paulo fará todo o esforço para que possa receber aqui a Copa da melhor maneira, com toda a infraestrutura, com toda as condições e com enorme confiança de que o Brasil vai vencer essa abertura, que a cidade vai dar muita sorte”, comemorou o governador.

O anuncio reforça ainda mais as boas notícias para a zona leste da capital, que já se prepara para o evento. Além das obras viárias e de infraestrutura, o Governo do Estado está investindo em projetos também para Educação, Cultura, Lazer e Segurança. Trata-se do Pólo Institucional de Itaquera, vizinho ao estádio e que contará com um Fórum, Centro Cultural, Rodoviária, Batalhão da Policia Militar e Bombeiros, Etec (Escola Técnica) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) em fase final de construção.   

Infraestrutura

O Governo do Estado também aloca recursos para coordenar as melhorias de mobilidade urbana. Cinco obras viárias estão sendo feitas no entorno do estádio, promovendo novas alternativas de circulação e integração com o esquema de trânsito já existente. Graças a investimentos já previstos, será possível ampliar a capacidade das linhas de trem e metrô que chegam ao local e oferecer mais conforto e segurança aos passageiros.

Os investimentos, porém, não estão direcionados somente ao bairro de Itaquera. Todas as linhas existentes de trem e metrô passam por expansão e modernização, e São Paulo ganhará duas novas linhas quer permitirão a integração dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos à rede sobre trilhos: a Linha 17-Ouro do Metrô e a Linha 13-Jade/Trem de Guaruhos, da CPTM, facilitando os deslocamentos dos turistas, da população e dos trabalhadores.

Nas áreas da Saúde e da Segurança, os respectivos profissionais já começaram as atividades de planejamento, treinamentos e simulações para que em 2014, todo o efetivo esteja preparado para lidar com este evento de caráter internacional e de grande porte, além de possíveis situações emergenciais.

Em relação à hotelaria, São Paulo já é a cidade da América Latina com o maior número de quartos – 42 mil – e atende com folga a oferta mínima requerida pelo Mundial. Espera-se que este número chegue a pelo menos 45 mil até 2014. Opções de lazer, tanto na capital quanto no estado, também não faltarão aos turistas: 12.500 restaurantes, 15.000 bares, 6 mil pizzarias, 160 teatros, 299 salas de cinema, sete parques temáticos, 79 shoppings, sete estádios de futebol, 110 museus, entre dezenas de outras atrações. São Paulo é, hoje, a cidade mais visitada do Brasil, com mais de 11 milhões de turistas ao ano.

O interior na Copa

O Estado também trabalha para que mais cidades se envolvam e se beneficiem deste megaevento. Para alcançar esta meta foi lançado o guia Cidade Base, que apresenta o potencial de 37 municípios que se candidataram a receber uma seleção de futebol e cumpriram os pré-requisitos do Comitê Organizador. Essa iniciativa deu tão certo que, dos 145 Centros de Treinamento pré-selecionados em todo o País pelo COL, 64 estão em São Paulo (em 32 cidades), ou seja, mais de 40%. Esta lista ainda é preliminar e os municípios terão duas novas oportunidades de se inscrever em 2012. A lista definitiva deverá ser divulgada somente no final de 2013, junto da tabela final do Copa.

No evento desta quinta-feira, 20, também estiveram presentes os ex-jogadores Cafu, Ronaldo Nazário e o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez.

Da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional e do Portal do Governo do Estado