Alckmin discursa na apresentação do balanço das atividades das Centrais de Flagrantes da capital

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário de Segurança, doutor Antônio Ferreira Pinto; delegada Geral de Polícia em exercício, doutora Ana Paula Soares, aliás, substituindo o […]

ter, 04/10/2011 - 17h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário de Segurança, doutor Antônio Ferreira Pinto; delegada Geral de Polícia em exercício, doutora Ana Paula Soares, aliás, substituindo o doutor Carneiro, é a primeira vez que uma mulher assume a Delegacia Geral de Polícia. Dar os cumprimentos a doutora Ana Paula, policial, delegada, extremamente respeitada, que mostra a força, a importância crescente das mulheres na polícia de São Paulo. Cumprimentar o subprocurador geral de Justiça do Estado, doutor Márcio Fernando Elias Rosa; o diretor do DECAP, doutor Carlos José Paschoal de Toledo; coronel Marcos Chaves da Silva, comandante do policiamento da capital; doutor José Aparecido Sanches Severo, delegado titular da 7ª Seccional; coronel Roberto Jesus Moretti, comandante do policiamento de área metropolitana aqui da Leste; doutor Marcel Druziani, delegado titular do 63ºDP e da Central de Flagrantes da 7ª Seccional de Polícia; coronel João Abner Nossa, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar; o Evaldo Corato, coordenador dos CONSEGs, pessoa de quem quero saldar aqui todos os membros dos nossos CONSEGs; Luiz Gonzaga Dantas, ouvidor das polícias; coronel Kita, subprefeito de São Miguel, padre Rosalvino; padre Ticão. E hoje, 4 de outubro, é dia de São Francisco de Assis. Estivemos na santa missa domingo lá na igreja de São Francisco. Pastor Lucas da Assembleia de Deus; policiais civis; militares; comunidade aqui presente.

É uma alegria nós, hoje, podermos dar um balanço positivo das centrais de flagrante quando o doutor Ferreira Pinto, secretário, doutor Toledo e as suas equipes nos levaram lá essa proposta de reengenharia, eu recebi com grande entusiasmo!

Eu aprendi com o Mario Covas que muito dos problemas da administração é: gestão, gestão, gestão, e às vezes na ânsia de querer fazer ou mostrar serviço acaba fragmentando os trabalhos, pulverizando os nossos recursos, gastando mais e tendo resultado menor, então nós temos que ter um trabalho permanente no sentido de melhorar a gestão de… E o resultado aqui, é extremante positivo, são nove Centrais de Flagrante na capital, não é isso Ferreira? Nove Centrais de Flagrante aqui em São Paulo, e o que a gente verificou? Primeiro melhora atendimento pra população, e Governo não é só obra, obra é importante, mas a população quer serviço público de? Qualidade: saúde, educação e segurança, ou seja, serviço público de qualidade, então a população ganhou, porque tem mais agilidade, rapidez, eficiência nesse atendimento.

De outro lado um ambiente mais organizado no sentido de se fazer e registrar os flagrantes. Economia de gasto público, ou seja, mais eficiência no gasto público com equipes completas com a presença – como disse o doutor Ferreira Pinto – do GOE, da Polícia Científica, menos carros correndo pela cidade e um trabalho mais organizado.

Fico feliz de a gente poder fazer esse balanço hoje dizendo: Olha, ganhou a sociedade um serviço mais rápido e mais eficiente. Ganhou a polícia podendo ter o seu trabalho com melhores resultados, não é. Aqui foi dito pelo doutor Toledo que às vezes a Polícia Militar ficava três, quatro horas pra poder… um flagrante e hoje isso se faz em 50, 60 minutos. Eu acho que esse é o nosso desafio, de todo dia a gente estar verificando como é que a gente pode melhorar a gestão, oferecer serviços de melhor qualidade, criar condições de trabalho melhor para os nossos policiais e cumprir a nossa tarefa de bem servir aqui a comunidade. Mas eu quero é cumprimentar o nosso secretário Ferreira Pinto, a delegada Geral Interina que está representando aí o momento histórico, de importância da presença feminina no trabalho policial, o doutor Toledo e a sua equipe e destacar aqui esse entrosamento com a comunidade.

Eu fico feliz de ver aqui os CONSEGs, as associações comunitárias sociais, as igrejas católica, evangélica aqui presentes, porque muito dos problemas que deságuam na polícia são problemas de caráter social. Há um princípio em medicina que diz “sublata causa tollitur effectus”, “suprima a causa, que o efeito cessa”, nós temos que agir permanentemente na questão social junto aos jovens, junto à juventude, junto aos pais, junto às famílias, trabalhar perto da comunidade e exercer uma tarefa policial importante, ainda mais nós que estamos aqui na terceira metrópole do mundo. São Paulo passou Nova Iorque, passou a cidade do México, a primeira é a grande Tóquio, 30 milhões de pessoas. A segunda Nova Deli na Índia, 22 milhões. A terceira é São Paulo, 21 milhões de pessoas e oito mil quilômetros quadrados. A quarta é Mumbai na Índia, a quinta é Nova Iorque, a sexta é Cidade do México, a sétima é Xangai na China, então, nós somos a terceira metrópole mundial, para o bem e para o mal, não é?

Para o bem, no sentido de que se a gente fizer aqui uma ação beneficia muita gente e de outro lado as dificuldades das grandes metrópoles. Mas a gente se orgulha de ver esse avanço que a polícia está tendo e nós vamos criar as condições para que a gente possa avançar ainda mais.

Bom trabalho a todos.