Alckmin discursa em congresso sobre turismo acessível

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e a todos. Estimado presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Barros Munhoz; prefeita anfitriã, prefeita de Socorro, Marisa […]

qui, 29/09/2011 - 18h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e a todos. Estimado presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Barros Munhoz; prefeita anfitriã, prefeita de Socorro, Marisa Fontana; vereador Luciano Taniguchi, presidente da Câmara, pessoas de quem quero saudar todos os vereadores e vereadoras aqui presentes; vice-prefeito Jorge Fruchi; Ana Isabel Mesquita de Oliveira, nossa conterrânea, ex-prefeita, deputada, secretária nacional de Políticas do Turismo, representando o ministro do turismo; professora Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; deputado Márcio França, secretário de Estado do Turismo; deputados estaduais: Célia Leão, presidente da Frente Parlamentar da Assembleia; deputado doutor Carlos Bezerra Júnior; deputado Beto Tricoli; Adir Santana, subsecretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro; Marco Antônio Poligrami, secretário-adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência; prefeitos: de Águas de Lindóia, o Martinho; de Lindóia, o Justino; de Bragança Paulista, o Jango; Serra Negra; Joanópolis, o Celso Nogueira; José Mário de Faria, ex-prefeito aqui de Socorro; saudar todos os palestrantes, membros aqui do congresso, dizer que nós estamos muito honrados de sediar o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível.

Então, quero dar as boas vindas aos que vieram de outros Estados, de outros países, estamos muito felizes com a presença do todos aqui no Estado de São Paulo e dizer, Linamara, que esse é o congresso certo, no lugar certo. Congresso certo pela sua importância, a importância em termos sociais de inclusão e importância econômica pelo que representa o turismo e importância para a cidadania, pelo que representa a inclusão social. É um congresso certo. Nós, aqui em São Paulo, o ex-governador José Serra criou em 2008 a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Depois, tivemos e estamos ampliando a Rede Lucy Montoro.

Nós temos hoje já 12 unidades da Rede Lucy Montoro, ambulatório, em alguns casos, hospital, toda a área de reabilitação – fisiatria, fisioterapia, psicologia, nutrição, serviço social, fonoaudiologia – enfim, complexos importantes e serão 17. Nesse ano já entregamos dois: em São José do Rio Preto e em São José dos Campos. E a unidade móvel que percorre todo o Estado. Na capital, com a prefeitura de São Paulo, duas novas unidades da AACD, que é uma instituição do terceiro setor, enorme expertise no trabalho. Fizemos, com a Universidade de São Paulo, a Faculdade de Medicina Veterinária, o programa Cão-Guia, que já começamos a treinar os cães em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária para poder oferecer às pessoas com deficiência. Um desenho universal só o metrô e a CPTM, nós ecoamos no Plano Plurianual R$192 milhões para adequar as nossas estações de trem e as nossas estações da CPTM. Nós transportamos hoje 6,5 milhões de pessoas por dia no sistema metro-ferroviário e pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, que também tem uma dificuldade. Acabamos de terminar a nossa paraolimpíada escolar que foi um sucesso verdadeiro envolvendo as escolas do Estado de São Paulo. A Virada Esportiva incluindo as pessoas com deficiência. A acessibilidade e os auxiliares visitantes para as pessoas com deficiência auditiva nos nossos museus aqui do Estado de São Paulo.

Enfim, o programa Praia Acessível. Um conjunto de propostas e programas para podermos avançar nessa área. E estamos no lugar certo, porque nós estamos nessa bela estância hidromineral, que é Socorro, que eu poderia dizer que é a capital do turismo acessível tais os avanços que a cidade fez para receber bem todos os turistas, dando as condições de equipamento, acessibilidade com esse trabalho. E uma boa notícia, Marisa, a professora Linamara, nós vamos ter aqui em Socorro, do lado do seu centro administrativo, estamos liberando um milhão de reais para o Centro de Tecnologia e Inclusão Social, para nós termos aqui em Socorro todas as tecnologias e capacitação para estas tecnologias.

Mas quero aqui agradecer, agradecer a toda equipe da nossa anfitriã, querida Marisa, prefeita de Socorro; agradecer à professora Linamara Battistella, foi tão elogiada que eu acho que ela vai querer aumento, não é? Agradecer aqui à Maria Isabel, nossa conterrânea, uma mulher brasileira e que hoje serve ao Ministério do Turismo com a sua enorme experiência. Agradecer aos nossos parlamentares, esse grande parceiro que é o presidente da Assembleia de São Paulo, deputado Barros Munhoz, ministro, secretário, prefeito de sua cidade natal. Agradecer ao Márcio França – e o Márcio colocou aqui duas questões importantes: o nosso programa de percorrer o Estado com os ônibus para mostras às pessoas as nossas vocações turísticas, incluir nesses ônibus a acessibilidade, nos temos toda a acessibilidade nos ônibus. E, no programa do DADE nós temos 67 estâncias turísticas no Estado. Esse ano vai dar 200 e? O valor total… Quanto? Duzentos e vinte milhões só para apoiar o turismo, porque uma parte desses recursos os prefeitos utilizem para o turismo acessível. Agradecer à Célia Leão, essa extraordinária deputada do nosso Estado. Agradecer ao Carlos Alberto, o médico Carlos Alberto Bezerra que dedica o seu mandato também a esse trabalho. O Beto Tricoli, deputado que também tem uma enorme dedicação à questão do turismo e da acessibilidade. Cumprimentar aqui o Luciano; Luciano é um exemplo, um craque! É ele e o Neymar!

Deixar um grande abraço aqui para o Luciano e especialmente desejar um ótimo Congresso Brasileiro de Turismo Acessível a todos vocês!

Bom trabalho!