Ter, 20/09/11 - 09h30

Estado inaugura posto piloto do Detran.SP em Americana

Totalmente remodelada, a unidade segue novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, inspirado no modelo do Poupatempo

(Atualizado às 17h03)

O Governo de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 20, mais um posto piloto do Detran.SP no Estado. A nova unidade fica no município de Americana. Totalmente remodelada, a unidade segue novo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, inspirado no modelo do Poupatempo. Além de mudanças na estrutura física, recebeu novos mobiliários, equipamentos, condições de acessibilidade e organização do atendimento por meio de senha.

Entre outras novidades, o posto dispõe de orientadores para dar apoio aos cidadãos, computadores para o público acessar os serviços eletrônicos e sistema que permite a avaliação dos serviços prestados. O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia juntamente com o secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, do coordenador do Detran.SP, Daniel Annenberg, entre outras autoridades.

"Os serviços serão o máximo possível informatizados. Ninguém precisar perder tempo, pode fazer pela internet e, precisando vir à Ciretran, o atendimento é rápido, com senha,  para ganhar tempo das pessoas e prestar um bom serviço. Tenho certeza de que a população vai ganhar muito com a qualidade do serviço que vai ser prestado aqui pelo novo Detran", afirmou o governador.

Os 32 funcionários da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Americana passaram por ampla formação e capacitação para desempenhar todos os serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos. Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a expectativa é que o posto realize mais de 300 atendimentos diários.

A Ciretran de Americana é a terceira unidade piloto inaugurada no Estado. Desde o fim de agosto, já estão em funcionamento outros três postos: em Interlagos, zona sul da capital; em São Bernardo do Campo, na região metropolitana; e em Aparecida, no Vale do Paraíba. Ainda em fase de pré-operação, a unidade de Aricanduva (capital) será inaugurada em breve. As boas práticas destas cinco unidades piloto serão replicadas, gradativamente, nas demais unidades do Detran.SP no Estado.

Programa de Educação para o Trânsito

Durante o evento o governador Geraldo Alckmin também anunciou a chegada ao Estado do programa de educação para o trânsito Se Essa Rua Fosse Minha, criado por Faruk El-Khatib, editor e diretor da Editora Fama. No projeto, por meio de materiais didáticos, com técnicas modernas e recursos multimídia, capacita professores, crianças e seus familiares para a adoção de um comportamento mais seguro e solidário no trânsito. 

Americana e Aparecida serão os primeiro municípios beneficiados. Na primeira cidade, o programa deve atingir 950 alunos do 5º ano, 31 professores e 3 mil familiares. Já em Aparecida, serão mais de 2 mil pessoas, sendo 660 alunos do 6º ano, 11 professores e 1,4 mil familiares.

Outras novidades Detran.SP

Novo Portal

O novo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) simplifica a vida do cidadão e disponibiliza uma série de serviços online, como a solicitação da 2ª via da CNH, da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e da CNH definitiva, com o recebimento dos documentos em casa, pelos Correios. Além disso, o condutor pode verificar pontos e multas na CNH e acompanhar o processo de primeira habilitação, entre outros serviços.

Disque Detran.SP

O Disque Detran.SP é a nova central telefônica pelo qual o cidadão pode sanar dúvidas sobre os serviços prestados pelo Detran.SP, solicitar informações, fazer elogios, críticas ou sugerir melhorias. Atendimento no interior do Estado pelo telefone 0300-101 3333. Na capital e nos municípios atendidos pelo DDD 11, 3322-3333.

Ouvidoria

Canal específico de comunicação com o cidadão, a ouvidoria recebe críticas, sugestões e elogios sobre os serviços oferecidos pelo Detran.SP. Telefones: (11) 3627-7286/7168
.

Serviços Detran.SP no Poupatempo

Dezenove unidades do Poupatempo já oferecem serviços que antes eram realizados, exclusivamente, nas Ciretrans, como o cadastro para a primeira CNH, adição, mudança de categoria e reabilitação. São elas: São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Bauru, Botucatu, Piracicaba, Caraguatatuba, São José dos Campos, Taubaté, Tatuí, Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Rio Claro, Santos, Araraquara, Jundiaí, Osasco, Franca e São Carlos.

Do Detran

Comentários: 0


Comentário fechado

Após 1 mês de publicação o comentário fica bloqueado. Envie sua mensagem para o fale conosco.

Enviar

Faça seu Cadastro

Cadastre-se para poder comentar as notícias além de receber conteúdos exclusivos.

Cadastrar

Atualize seu dados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados para ampliar sua participação junto ao portal.

Atualizar