Alckmin discursa em entrega de imóveis da CDHU na Bela Vista

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Saudar aqui os nossos secretários, Sílvio Torres – secretário da Habitação, o secretário José Aníbal, secretário Bruno Covas, secretário Andréa Matarazzo, […]

dom, 18/09/2011 - 21h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Saudar aqui os nossos secretários, Sílvio Torres – secretário da Habitação, o secretário José Aníbal, secretário Bruno Covas, secretário Andréa Matarazzo, a Bete França, representando a Prefeitura; cumprimentar também o Antonio Carlos do Amaral, que preside a CDHU, o Marcos Penido, secretário-adjunto da Habitação; vereador aqui da capital, Floriano Pesaro, deputado Milton Flávio, John Marco, nome de quem eu quero cumprimentar todos os moradores, os movimentos de moradia aqui presentes, várias entidades, movimentos de moradia, dizer da alegria de hoje estarmos entregando estes 57 apartamentos.

É uma história antiga, começou com o nosso querido Mário Covas, que em 1998 criou o programa, o PAC, o nosso PAC né? O PAC, o Programa de Atendimento aos Cortiços. Aí nós vamos ao BID, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, fizemos um financiamento. Temos aqui um financiamento do BID, eu acho que são 23 milhões de dólares de financiamento do BID e 36 milhões de dólares do Governo do Estado de São Paulo. Para muitas famílias nós demos a carta de crédito, demos o dinheiro, 905 famílias que moravam em cortiços e 1.918, em 23 empreendimentos. Esse é um desses empreendimentos. E uma coisa muito boa, que é a localização. Nós estamos aqui na Bela Vista, no Bexiga. Cadê o Tobias? O Tobias está aqui, olha, na terra aqui da Vai-Vai.

Orador não identificado: Do lado.

Geraldo Alckmin: Do lado. Nós estamos aqui no centro de São Paulo, na subprefeitura da Sé. Então, muito bem localizado, pertinho de emprego, estudo, local de trabalho, renda, com acesso fácil. Então, uma localização excepcional. Apartamento para as pessoas ficarem onde moravam e ficar perto do trabalho e estar bem localizado. Apartamentos novinhos em folha, com todo acabamento, muito bem feito, blocos, são quatro andares, né Silvinho? Térreo, mais quatro, com todos os equipamentos, com grande subsídio. Na realidade, o BID não dá subsídio, o BID dá financiamento. Quem subsidia é o Estado, né? Então nós temos aqui R$ 44 mil de subsídio do Estado, em cada unidade; famílias, a maior parte, até três salários. São Paulo é um dos poucos Estados do Brasil que põe dinheiro do orçamento para poder subsidiar moradia nova para a população que mais precisa e no modelo muito inteligente. Ele faz uma concessão por cinco anos e depois, aquilo que a pessoa pagou, já vale como parte do pagamento e aí ele completa, para ser dono do imóvel, para ter a propriedade e a escritura do apartamento. Então um modelo bem bolado, né? Bem bacana.

Então eu queria desejar muitas felicidades aos novos moradores, dar os parabéns. E o Tobias estava aqui, estava lembrando que está chegando, daqui a pouco, o carnaval, né Tobias?

Ele me convidou um dia, Josevaldo, pra vir aqui no ensaio da escola de samba. Aí eu estive aqui no domingo. Domingão, vim aqui ao ensaio, José Aníbal, da escola de samba. Aí ganhei uma camiseta. Daquelas moças bonitas ganhei uma camiseta. Aí cheguei em casa, o motorista falou: “Doutor Geraldo, o senhor está esquecendo a camiseta aqui no carro”, falei: “Não, é que eu falei pra Lú que eu ia à missa, se eu chegar com essa camiseta vai dar confusão. Melhor deixar. Fica pra você a camiseta”.

Mas é uma alegria estar aqui na Bela Vista. Eu gosto muito aqui desse bairro. Acho esse bairro uma jóia, né? Aliás, essa região central de São Paulo é muito bacana. Então agradecer aqui ao Silvio Torres, ao Penido, ao Amaral, à equipe da CDHU, esse pessoal que vibra. Cada entrega de apartamento, de casa, é uma alegria. E especialmente cumprimentar aqui os moradores. Que já recebem quando a chave? Já tá pronto pra habitar. Só fazer a mudança e já entrar.

E sejam muito felizes. Parabéns a todos!