Governador discursa durante lançamento da rota Caminho dos Jesuítas – Anchieta

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Estimada prefeita Milena Bargieri, prefeita anfitriã aqui de Peruíbe; Nelsinho, vice-prefeito; o vereador Emer Elias Abou Jaoude, o presidente […]

qua, 14/09/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Estimada prefeita Milena Bargieri, prefeita anfitriã aqui de Peruíbe; Nelsinho, vice-prefeito; o vereador Emer Elias Abou Jaoude, o presidente câmara; secretário do Estado, o deputado federal Marcio França, secretário de Turismo; Samuel Moreira, nosso líder na Assembleia Legislativa; o secretário-adjunto Metropolitano, Edmur Mesquita. Prefeitos: de Tabatinga, que é o Quartiero, veio de longe, lá perto de Bauru; Cananéia, cadê o Dr. Adriano? O Adriano que está aqui… lá atrás; de Itariri, o Dinamerico, está aqui atrás; Pedro de Toledo, o Sergio Miyashiro, que está aqui; Itanhaém, o Forssell; de São Vicente, o Tércio, está aqui conosco; Ubatuba, o Eduardo César, que vai nos receber lá ao final da caminha; Joaquim Branco, o vice-prefeito de Miracatu. Ex-prefeitos aqui de Peruíbe: o Gilson Bargieri, Julieta Omuro, o Mario Omuro; o ex-prefeito de Cananéia… De Itariri, o José Fernandes; Padre Afonso; agradecer aos artistas: a Bruna Lombardi, muito obrigado, viu Bruna? Estamos muito felizes com a sua presença, sua participação; Carlos Alberto Riccelli, o Nuno Leal Maia… Esse é um trio fantástico, não é? Faz lembrar aquele Coutinho, Pelé e Pepe, não é? São campeões! Marco Aurélio Adegas, diretor da AGEM; José Palma, do Instituto Caminho do Sol; Major Robson; subtenente Carlos Augusto; maestro Sergio; companheiro Luiz Mauricio Pereira; nossa juventude; os estudantes; professores; a nossa melhor idade; amigas e amigos.

Uma palavra brevíssima. Primeiro desculpem-me pelo atraso. Não foi fácil chegar aqui, mas conseguimos. Mas dizer da alegria, Milena, de voltar aqui a Peruíbe. Já liberamos os recursos aí para o AME. Vamos ter o hospital municipal aqui para atender Peruíbe. Já autorizamos o uso da área do Estado para o entreposto de pesca. E já assinamos a lei para Assembleia Legislativa para doar ao município este imóvel. Liberamos os recursos do DADE. Márcio França já acelerou todos os convênios para a gente fortalecer o turismo.

Turismo é conhecimento, é educação, é cultura, é lazer e é emprego. O setor que mais gera emprego hoje é o setor terciário da economia. Setor primário, agricultura, mecaniza. Se pegar cortador de cana, acaba. É tudo máquina. Café, máquina. Você mecaniza. A indústria, ela robotiza, as máquinas fazem por repetição. Então o emprego é o setor terciário, que é o de serviços. E o turismo religioso é dos que mais crescem. E nós temos aqui a História. Aqui nasceu São Paulo. Aqui está presente a história do Brasil. Em São Vicente, primeiro município, a célula mater do País. A presença de Anchieta. Aliás, hoje é o dia, me dizia o Márcio França, que o Padre Anchieta foi libertado pelos índios. Vamos chegar a Ubatuba, onde foi celebrada a paz de Iperoíg. Então, aqui está a História. E aqui está a presença religiosa. A força e a importância dos jesuítas para São Paulo e para o Brasil.

Então, os passos de Anchieta, esse roteiro todo, ele vai ter grande importância. Quantas pessoas foram para Compostela? Quantas? Quinhentas mil, meio milhão por ano! Então, eu não tenho dúvida de que vai ser um grande sucesso, de grande importância, não só para a região, mas para todo o Estado de São Paulo. Então, é com grande alegria… O Beato José de Anchieta já está quase sendo santificado.

Eu queria também dizer, dar uma dica para vocês: eu sou fã do cinema nacional, nós temos filmes maravilhosos no cinema nacional. É impressionante como o cinema nacional avançou, e nós temos um filme recém-lançado, com a Bruna Lombardi, idealizado pelo Ricelli, que é Onde está a Felicidade?. Podem assistir que vocês vão gostar. E quando a gente tem acesso à cultura, cinema, teatro, música, a gente melhora. Isso leva a uma reflexão interior, a gente nunca sai igual, a gente sempre melhora. Um belíssimo filme! Mas quero agradecer, dizer da alegria de estar aqui com vocês. Conte conosco, Milena, para a gente trabalhar muito aqui em benefício da comunidade. Parabéns a Peruíbe e vamos aos Passos de Anchieta!