Governador discursa durante entrega do 56º Prêmio Fundação Bunge

Geraldo Alckmin, governador: Boa noite a todas e a todos, estimado professor Jacques Marcovitch, presidente da Fundação Bunge; ministro Pedro Parente o presidente da Bunge Brasil; Almirante Luis Guilherme Sá […]

ter, 13/09/2011 - 22h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin, governador: Boa noite a todas e a todos, estimado professor Jacques Marcovitch, presidente da Fundação Bunge; ministro Pedro Parente o presidente da Bunge Brasil; Almirante Luis Guilherme Sá de Gusmão; desembarcador José Santana, professor João Grandino Rodas, magnífico reitor da universidade de São Paulo; professor Julio Cezar Durigan reitor… Magnífico reitor da universidade estadual paulista da UNESP; Dra. Mônika Bergamaschi, a Secretária da Agricultura; Carlos Lovatelli, presidente da ABAG e vice-presidente da Fundação Bunge; chanceler Celso Lafer, presidente da FAPESP ; ministro Martus Tavares, o vice-presidente da Bunge Brasil; cônsul-geral britânico John Doddrell; Dr. Ruy Altenfelder Silva e sua esposa, conselheiro administrativo e curador do prêmio. Premidos: José Roberto Postali Parra, Luiz Drude De Lacerda, Helena Lage Ferreira, Cesar de Castro Martins, Adalberto Luis Val, o diretor-geral do IMPA; professor Adolpho José Melfi, o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências; amigas e amigos, é uma alegria, com a minha esposa, com a Lu, recebermos aqui a cada um de vocês. Estamos muito felizes e muito honrados, por também poder sediar, mais uma vez aqui, este prêmio, que é um dos mais importantes prêmios do nosso país. 56º Prêmio Fundação Bunge, 32º Prêmio Fundação Bunge Juventude, caracterizam idoneidade e respeito, que a Fundação Bunge conquistou pelos critérios com os quais os prêmios são outorgados, pela competência dos julgadores. Isso significa investir em ciência, pesquisa, significa emprego, salário, oportunidade, mercado, competitividade, desenvolvimento, qualidade de vida para as pessoas e desenvolvimento para o Brasil. E, em duas áreas estratégicas: uma, a Oceanografia: o Brasil tem 8.500km de costa. Então, a importância da pesca marítima, da alimentação, da qualidade das águas, do combate a poluição, das mudanças climáticas e dos seus efeitos sobre a costa brasileira, pré-sal, enfim todos os desafios da Oceanografia. E a outra o setor de alimentos. O Brasil tem a mais eficiente agricultura dos trópicos, pode ser em uma ou duas décadas o maior produtor de alimentos do mundo, e a questão da defesa sanitária animal e vegetal é central, e esse equilíbrio também biológico e o conhecimento da ciência. 

Por isso, nós estamos muito felizes e muito honrados. Só sinto falta que eu, durante todo o ano que fui governador, já tinha na minha agenda o dia do Prêmio Fundação Bunge. Só sinto falta do querido professor Miguel Reale, que quando vivo, esteve aqui todos os anos. A importância disso para as universidades. Eu vi aqui o brilho dos olhos do Dr. Grandino, reitor da USP, do reitor da UNESP, o Durigan, certamente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Paraná. Isso justifica a importância para a juventude, para os alunos, para os nossos professores, para os seus colegas, pesquisadores. Como é importante a inovação, a pesquisa e o avanço cientifico para o país. Os parabéns à Helena Lage Ferreira, ao César de Castro Martins, que recebem os prêmios Fundação Bunge Juventude; ao Luiz Drude de Lacerda e ao José Roberto Postali Parra pelos prêmios Fundação Bunge Juventude Acumulada, não é? Parabéns a todos.