Sidney Beraldo discursa em assinatura de convênios com 163 municípios

Sidney Beraldo, secretário Da Casa Civil: Boa tarde a todos, quero cumprimentar aqui o nosso deputado Márcio França, secretário de Turismo; secretário Paulo Alexandre, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; […]

seg, 05/09/2011 - 21h00 | Do Portal do Governo

Sidney Beraldo, secretário Da Casa Civil: Boa tarde a todos, quero cumprimentar aqui o nosso deputado Márcio França, secretário de Turismo; secretário Paulo Alexandre, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; secretário de Habitação, Silvio Torres; secretário Davi Zaia, de Relações do Trabalho. E uma palavra de agradecimento a todos os secretários que se empenharam muito, todas as suas equipes, para que nós pudéssemos estar aqui hoje acima desses convênios, especialmente o Márcio França, grande parte dos convênios aqui são recursos do DADE para as instâncias. Também o José Manoel de Camargo Teixeira, secretário adjunto da Saúde, saudar aqui os nossos deputados, que são realmente quem fez, fizeram as indicações, as emendas que nós estamos hoje assinando aqui. O Itamar Borges, o Rogério Nogueira, Roberto Engler, Aldo Demarchi, Chico Sardelli, Roberto Massafera, Pedro Tobias, José Candido, Luiz Carlos Gondim, Carlão Pignatari; nosso vice-presidente Celso Giglio, vice-presidente da Assembleia; Samuel Moreira, nosso líder; Hamilton Pereira, Roberto Moraes, Ulysses Tassinari, Heroilma Soares e Ed Thomas. Espero que não tenha faltado ninguém, agradecer muito os deputados, não só pelas indicações das emendas, mas pelo apoio que nós temos recebido da Assembleia Legislativa.

O Governo tem avançado muito, estamos desde o início do governo com o pé no acelerador. Aliás, quero pedir aqui e justificar a ausência do nosso governador, pegou uma gripe forte hoje, é difícil derrubar o homem, mas infelizmente, hoje pediu desculpas aqui, uma gripe aí ontem e hoje, depois de um esforço grande, inclusive da dona Lu, trancaram ele na sua residência para que ele possa se recuperar e voltar rapidamente aqui para o trabalho.

Cumprimentar o Armando da farmácia, nesse ato representa, nós temos 125 prefeitos, depois que você falou chegaram mais quatro, viu Armando, 125 prefeitos, nossos parceiros, agradecemos muito a presença de cada um.

Saudar a Ana Cristina Machado, que é a prefeita de Campos do Jordão, e cumprimentar todas as mulheres. O Armando disse que as mulheres estão mandando no Brasil, mas lá em casa ela já manda faz tempo, viu Silvio. Silvio sabe, na casa dele também.

O Milton Luiz de Melo Santos é o presidente da Nossa Caixa, chamo-lhe atenção a todos, hoje nós temos recursos na… Nesta instituição, temos cinco linhas de crédito que vão de encontro aí dos prefeitos, também é uma forma também, né, de mesclar os recursos do estado com as emendas, os convênios, recursos a fundo perdido, também aí com esses recursos que podem contribuir e ajudar as prefeituras.

Saudar o Edson Rogatti, diretor presidente da Federação das Santas Casas, também tem sido parceiro nosso no desenvolvimento de São Paulo. Vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, provedores, amigos e amigas.

Bem, como já foi dito aqui por diversas vezes, nós estamos assinando hoje aqui 226 convênios no valor de 123 milhões. Há pouco mais de um mês atrás, no dia 1º de agosto, nós assinamos 140 convênios, atendendo 110 municípios. E o mais importante, aliás, eu aprendi aqui com a Rose e o Cury e os meus secretários, para que a máquina possa andar no ritmo que nós desejamos, nós sabemos da ansiedade dos prefeitos… Vários prefeitos estão encerrando o seu mandato, que querem concluir as suas obras, então é determinação do governador que a gente libere o mais rápido possível não só as indicações dos deputados, mas também os autorizos do próprio governador, os atendimentos do Cury, e eu quero dizer a vocês que nós já temos em andamento 572 autorizos que já foram autorizados de emendas e de atendimentos aí do Cury em processamento; e nós já queremos anunciar aqui para o dia 10 de outubro, viu Cury? E a Rose e todos os secretários, nós fizemos um evento em agosto, estamos fazendo esse em setembro e já queremos marcar o próximo para outubro, porque tendo a data, aí a coisa anda, todo mundo entrega aí os documentos, nós queremos agilizar isso o máximo possível.

Nós já estamos processando essas 572 emendas somando aos 1.308 que nós já atendemos, nós vamos superar os 500 municípios com convênios assinados, mas é determinação do governador – ainda na sexta-feira levei este relatório para ele, ele disse que não quer nenhum município, até o final do ano ficará sem um convênio assinado, nenhum município, esta é a sua determinação. Só não será assinado se o município não entregar os seus documentos ou às vezes tem dificuldades, as entidades, mas esse é o grande esforço que nós vamos fazer não só na liberação, como eu disse, das emendas, mas também dos autorizos.

Eu agradeço muito mais uma vez os secretários, os deputados, as nossas equipes aí do Cury e da Rose, que fizeram um esforço muito grande, todos os prefeitos aqui presentes. E dizer que nós estamos muito animados, o Governo do Estado vive um bom momento, nós entregamos agora recentemente para avaliação da Assembleia Legislativa o nosso PPA, que é o Plano Plurianual, que prevê os investimentos do Estado, as metas, os objetivos que serão implementados nós próximos quatro anos. Somando nesses próximos quatro anos, recursos do Tesouro, mais a capacidade de financiamento do Estado, parcerias com o Governo Federal, mais os investimentos das nossas empresas, especialmente a SABESP e a CESP, o nosso PPA prevê 118 bilhões de investimento, é um investimento recorde, nós não tivemos na história de São Paulo, em um período tão curto, um volume tão grande de investimentos, e é resultado dos diversos governadores. Começou lá com o Mário Covas, aquele grande ajuste que foi feito, depois o Geraldo, o Serra e agora o Geraldo novamente, estamos aí colhendo os frutos, o Brasil também, pelo menos até agora, viveu um bom momento aí de crescimento econômico e o ajuste, a austeridade, o critério do gasto público mais a melhora da nossa economia, possibilitou que nós tivéssemos um planejamento de médio, longo prazo, com uma capacidade de investimento muito grande. E estes investimentos, na sua grande maioria, aliás, na maioria, se dão nos municípios, em especialmente no interior e aqui na Região Metropolitana.

Então, se nós olharmos os investimentos e as metas passadas na área de saneamento básico, tanto Sabesp, que é um… São investimentos importantes, nós temos uma meta de todos os municípios administrados pela Sabesp, de promovermos a universalização. Ou seja, os municípios 300% de coleta de água, de coleta de esgoto e tratamento de esgoto, e até 2020, em todos os municípios.

Então nós vamos também acelerar na parceria com os municípios, não só as cidades de Sabesp, como também através do Programa Água Limpa, nessa parceria para que a gente possa ter, em 2020, todos os municípios de São Paulo 300%. Na área de Habitação, nós vamos fazer mais do que fizemos… Está aí o deputado Silvio Torres, estamos programando agora para o dia 20 setembro… 27? 27 de setembro, um anúncio grande, não só de mais investimentos, mas uma nova modelagem de um sistema de parceiras que vão possibilitar agilização da construção dessas casas. Na aérea da Educação, investimentos em reformas, ampliação de escolas, as creches… inclusive os prefeitos já podem ir olhando os locais, encaminhando os seus pedidos através da Promoção Social ou da Educação, porque nós queremos cumprir o compromisso do governador, vamos investir R$ 1 bilhão na construção de creches. Expansão das ETECs, FATECs. Na aérea de Transportes, a grande prioridade, as SPs, vamos fazer fortes investimentos aí, temos previstos nesses próximos quatro anos 25 bilhões de expansão de estradas, de duplicações, terceira faixa, recape, vamos fazer um grande esforço aí na área das SPs. O Programa Via Rápida também, que é na qualificação, chamamos a atenção dos prefeitos que é um programa muito importante, vamos fazer através de parcerias.

Enfim, são muitos programas e nós queremos desenvolvê-los através das parcerias com os prefeitos com o objetivo de melhorar a competitividade do nosso estado, para que mais e mais investimentos possam ser atraídos. Estamos preocupados, e aí o Paulo Barbosa, que é da Secretaria de Desenvolvimento, para que a gente tenha esse desenvolvimento e estes investimentos, também, do setor privado possam ocorrer, não só aqui na capital na região metropolitana, mas em outras regiões do estado, gerando emprego e renda e procurando fazer com que a gente possa ter um desenvolvimento mais equilibrado em todo estado.

Então, esse grande esforço para termos uma boa infraestrutura e melhorar o desenvolvimento e a competitividade do estado, sem deixar de considerar a área social, né? Tivemos aqui um evento importante na integração destes programas com o Governo federal, tivemos aqui a presidente Dilma, vamos integrar todos os programas que nós temos com o objetivo de combate a miséria. Eu acho que esse esforço: Governo Federal, Estadual e municípios trabalhando integrados, de mãos dadas, nós vamos fazer aquilo que todos nós desejemos, melhorar a qualidade de vida da nossa população.

Um grande abraço a vocês, e muito obrigado.