Governador discursa na inauguração da primeira unidade piloto de atendimento do Detran.SP

Geraldo Alckmin, governador: Eu quero saudar o deputado Júlio Semeghini, secretário do Estado de Gestão Pública; Dr. Antônio Ferreira Pinto, secretário do Estado de Segurança Pública; deputado federal Vanderlei Macris; […]

ter, 30/08/2011 - 16h06 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin, governador: Eu quero saudar o deputado Júlio Semeghini, secretário do Estado de Gestão Pública; Dr. Antônio Ferreira Pinto, secretário do Estado de Segurança Pública; deputado federal Vanderlei Macris; o nosso queridíssimo deputado Hélio Cesar Rosas; esteve conosco também o deputado Estevão Galvão; Antônio Goulart, vereador da capital; Dr. Daniel Annenberg, coordenador do Detran; Heitor Sertão, diretor aqui do Detran regional sul; o Evaldo Borges, superintendente de Governo do Banco do Brasil; Gilmar Gimenes, diretor de serviço do cidadão da Prodesp; Dr. Dirceu Urdiales, delegado divisionário do Detran; Ilídio Machado, superintendente de novos projetos do Poupatempo; Hugo Enéas Salomoni, diretor da Savoy Construtora; diretores; funcionários aqui do Detran; parceiros; representantes dos sindicatos; associações; amigas e amigos.

Dizer da alegria de estarmos aqui hoje. Nós temos um dever que é de prestar, como servidores do povo de São Paulo, bons serviços a nossa população; serviços rápidos, bem feitos, eficientes, melhorando a qualidade de vida da população de forma transparente, e com o menor custo possível em todas as áreas. E na questão do Detran, disse bem o secretário Ferreira Pinto, ela é maior que muitas secretarias. Portugal tem 11 milhões de habitantes, nós temos em São Paulo aproximadamente 20 milhões de motoristas, 22 milhões de veículos. E como isso mexe com a vida das pessoas. Eu me lembro quando eu era jovem que o sonho era tirar a carteira de motorista, dá uma independência, não é? Que é um sonho. Aliás, a minha carteira é AB – embora eu nunca tenha tido motocicleta – mas a minha carteira é de carro e moto. E qual foi então, o trabalho? Nós sairmos da Secretaria de Segurança Pública, cuja atividade é a polícia investigativa e polícia judiciária, e toda essa área da questão das carteiras, dos licenciamentos de veículos, tudo isso teve de ir para a Secretaria de Gestão, onde está o Poupatempo, e fazer a transição com o carro andando. São 15 mil atendimentos/dia; 4,2 milhões de atendimentos por ano. A transição vai sendo feita com o carro andando. Aqui, nesse que nós estamos inaugurando, o novo Detran aqui em Interlagos, já não tem mais nenhum policial; foram todos liberados para o seu trabalho de polícia investigativa e polícia judiciária. O prédio foi ampliado, modernizado, reformado, os funcionários passaram por um treinamento extremamente forte, com a utilização de novas tecnologias. E o ideal é que as pessoas não precisem ir ao Detran ou irem à Ciretran, possam fazer tudo de casa, tudo de forma virtual.

Hoje, o jovem que tem a sua carteira confirmada. Um ano, não é Júlio? Depois de um ano, se ele não teve nenhum acidente, não teve nenhum fato grave, ele tem renovada a sua carteira. Ele recebe uma carta em casa dizendo: Parabéns! Recolha a taxa e recebe em casa a CNH definitiva. A mesma coisa quem perdeu uma Carteira de Habilitação: faz tudo de casa, não precisa nem sair de casa, ter despesa, perder dinheiro. A outra é a segunda via de Certificado de Licenciamento do carro. Vamos avançar ao máximo em Governo eletrônico. Hoje, por robótica, você opera de longe, não é? É impressionante o avanço da tecnologia da informação. Então nós desejamos diminuir viagens e facilitar a vida das pessoas. Já tem o novo portal do Detran, e a ideia é fazer o máximo possível por meio virtual. E o atendimento presencial é o melhor possível. E aí são recursos humanos: pessoal motivado, bem treinado para prestar um bom serviço aqui à população.

Estamos entregando, hoje, aqui em Interlagos, e vamos também entregar Aricanduva, São Bernardo do Campo, Americana e Aparecida e, em seguida, as 16 sedes de Região Administrativa do Estado de São Paulo. Com isso, nós já atenderemos 70% da população do Estado, mais de dois terços da população.

Queria agradecer à Secretaria de Segurança Pública, porque normalmente essas transições são problemáticas, e é impressionante a colaboração da Secretaria de Segurança e da Polícia Civil, uma enorme colaboração, sem a qual nós não estávamos conseguindo fazer essa transição que está sendo feita. Queria aqui cumprimentar o Júlio Semeghini. Com a preocupação em gastar menos, não onerar o contribuinte, transparência na prestação e na ação de Governo, eficiência nesse trabalho e qualidade de vida para população, facilitar a vida das pessoas. O que não é fácil em um país que tem uma herança e uma cultura cartorial. É o país do carimbo, do selo, uma cultura, praticamente cartorial. Mas a ideia é modernidade, inovação, tecnologia para poder facilitar a vida das pessoas.

Quero cumprimentar aqui também o Daniel Annenberg. São Paulo ganhou prêmio internacional de Governo eletrônico, prêmios internacionais de E-Gov, e eu acho que tem uma avenida aí para poder avançar. Mas deixo um abraço aqui a todos. Quero dizer que nós queremos que todo mundo dirija bem, que respeite as leis. Estamos fazendo um trabalho grande para proibir bebida alcoólica para menores de 18 anos de idade. Nós vamos fazer um cerco verdadeiro para que nenhuma criança e adolescente tome bebida alcoólica, só depois dos 18 anos. Essa é hoje a terceira causa de mortalidade no país. Não é doença, é causa externa. Era homicídio, tiro, bala, arma. Nós saímos de 35 homicídios para nove, e hoje temos muitos problemas com carros e motos. E uma das causas é o alcoolismo, é problema com bebida. Um grande trabalho será feito, no sentido de coibir não só a venda, mas o consumo de bebida alcoólica por menor de 18 anos. Parabéns aqui a Interlagos.